Com o aval da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os municípios tocantinenses poderão aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.
- Publicidades -
A nota técnica com a orientação foi enviada pelo Ministério da Saúde para estados e municípios ainda no dia 30 de dezembro de 2022, na gestão anterior. O atual comando do MS ainda não se pronunciou sobre a decisão.
A SES informou que também já orientou aos municípios que possuem estoque do imunizante da Pfizer pediátrica para iniciarem a vacinação da dose de reforço. Além disso, também solicitou ao MS o envio de mais doses para atender a demanda.
Segundo os dados do vacinômetro da SES, até o dia 3 de janeiro de 2023 foram aplicadas 111.215 vacinas contra Covid-19 neste público de 5 a 11 anos no Tocantins.
A dose de reforço deve ser aplicada com a vacina pediátrica (a da tampa laranja) da Pfizer.
A orientação vale tanto para aqueles que completaram o esquema primário (duas doses) com o imunizante da Pfizer, quanto para os que receberam o ciclo inicial da CoronaVac.
A terceira dose deve ser administrada quatro meses após a segunda.
A nota do Ministério da Saúde diz que alguns aspectos foram analisados para a recomendação do reforço, como o aumento nos níveis de anticorpos após a terceira dose e a cobertura vacinal abaixo do esperado.
Ao todo, o estado acumula 2.779.284 doses conta Covid-19 aplicadas desde o início da campanha. A vacinação da primeira dose alcançou 77,12% da população, enquanto a segunda dose foi aplicada em 65,41%. A dose de reforço tem um índice bem abaixo: 28,21%.
Em Palmas a vacinação contra Covid-19 foi retomada na segunda-feira, 2 de janeiro, em 15 Unidades de Saúde da Família (USF).
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820