Tocantins – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) anunciou que entre os dias 12 e 14 de agosto acontecerá um leilão de 991 lotes de veículos em Araguaína. Conforme o edital nº 04/2024, publicado no Diário Oficial do Estado em 19 de julho de 2024, serão leiloados 543 veículos de sucata aproveitáveis e 448 veículos em circulação.
- Publicidades -
Os lances iniciais variam entre R$ 10,00 e R$ 1.000,00, e o evento será realizado de forma on-line a partir das 9h, através do site da Sancar Gestão Empresarial e Logística de Veículos, a empresa responsável pelo leilão.
Visitação e participação
Os 991 lotes estão disponíveis para visitação. As sucatas podem ser visitadas até sexta-feira, 9 de agosto, e os veículos destinados à circulação até 24 horas antes da abertura da licitação. A visitação ocorre das 8h às 18h, no pátio da Sancar Gestão Empresarial e Logística de Veículos LTDA, localizado na Rua 10, S/N, Chácara 32, Jardim dos Ipês I.
No dia 12 de agosto, o leilão será exclusivamente para peças que podem ser reaproveitadas em outros veículos. Nos dias 13 e 14 de agosto, serão leiloados os veículos destinados à circulação.
Para participar, os interessados devem se cadastrar no site da empresa e encaminhar os documentos indicados no edital. A inscrição é gratuita e necessária. Após a análise e aprovação dos documentos, o cadastro será efetivado, habilitando o participante a enviar lances através do portal online. Não serão aceitos lances por e-mail, telefone ou outros meios.
Conforme o edital, os veículos classificados como conservados com placa de outro estado e que apresentarem débitos não quitados pelo valor da arrematação terão os débitos desvinculados pelo órgão de registro após comunicação. Para as sucatas, o aproveitamento das peças só poderá ocorrer após a baixa do registro pelo estado de origem.
Regras e restrições
Pessoas físicas ou jurídicas podem adquirir veículos classificados como conservados. Para os veículos classificados como sucatas, apenas pessoas jurídicas com registro de Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) na atividade de desmontagem, devidamente registrada no órgão executivo de trânsito do Estado ou Distrito Federal, podem participar, conforme a Lei 12.977/2014.
Estão impedidos de participar menores de idade, incapazes nos termos da legislação civil, servidores do Detran, estagiários e outras pessoas com vínculos técnicos, comerciais, econômicos, financeiros ou trabalhistas com o órgão.
Alerta do Detran
O Detran/TO alerta que cidadãos e empresas interessadas em participar do leilão devem verificar a autenticidade do site da Sancar Veículos, empresa responsável pelo leilão, para evitar fraudes.