Em 2019, o Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), desenvolveu ações em todo o Estado, com o objetivo de estabelecer um tráfego humanizado com pedestres, condutores e automóveis qualificados. Vale ressaltar o papel da pasta de planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas a habilitação de condutores, condições e registros de veículos fiscalizar, autuar e arrecadar multas, elaborar estatísticas e promover educação no trânsito tocantinense.
- Publicidades -
Na área da capacitação técnica, o Detran realizou o treinamento de cerca de 300 servidores públicos, da Capital e do interior, tais como gerentes, técnicos e equipe de atendimento ao público.
Este ano, o órgão encerrou a dívida com a empresa responsável pela emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O débito era decorrente do ano de 2017, herdado da gestão passada. Com isso, o órgão encerrou qualquer risco de paralisação nas impressões de CNH.
Com o objetivo de reduzir custos, o Detran realizou a devolução de imóveis e realizou renegociações de contratos. Também houve a redução no pagamento de diárias e a utilização de veículos oficiais, apenas para as necessidades essenciais do órgão.
O órgão regulamentou a lei que isenta idosos, com 65 anos ou mais, de pagar a taxa de renovação da CNH. O beneficiado deve sobreviver apenas com os recursos da sua aposentadoria e deve solicitar no Detran ou posto de atendimento o benefício.
Em parceria com entidades públicas e privadas, como o Instituto Tocantinense de Aprendizagem e Estudos Especializados em Trânsito (Itaset), Instituto Tecnológico de Transporte e Trânsito (ITT) e Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte ( SEST/SENAT), o Detran realizou a emissão e chancelamento de 5.650 certificados de conclusão de cursos na área do trânsito.
O Detran também promoveu diversas ações de educação para o trânsito, como palestras em escolas, universidades e empresas públicas e privadas; realizou teatros de fantoches em escolas, buscando educar as crianças e ensiná-las sobre o trânsito.
Será iniciado, em 2020, uma parceira com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte, e para isso, o órgão adquiriu livros paradidáticos, que serão implantados nas escolas de todo o Estado. Cerca de 80 mil alunos do 1º ao 9º vão participar do projeto, que tem por objetivo formar condutores conscientes desde a infância.
O Detran também renovou o convênio com a Polícia Militar, que viabiliza as atividades de policiamento, fiscalização e controle de tráfego de trânsito, de áreas urbanas da Capital e das cidades do interior do Estado. Em parceria com empresas privadas de automóveis, a Gerência de Educação para o Trânsito do Detran participou da organização de um evento em homenagem ao dia do motociclista promovido pela empresa, bem como uma mobilização educativa e social na Praia da Graciosa, em Palmas, onde sensibilizou órgãos parceiros sobre segurança no trânsito.