Com o intuito de estabelecer uma reinserção social e gerar uma renda, as detentas da Unidade Prisional Feminina (UPF) de Lajeado, cidade mais próxima da capital do Tocantins, confeccionaram 32 bonecas de crochê que farão a alegria de crianças que estão em situação de vulnerabilidade social. O projeto foi desenvolvido a partir de doações e devido ao sucesso terá sua demanda ampliada para abranger crianças de outras áreas do estado.
- Publicidades -
Além das bonecas, as reeducandas também confeccionaram mascotes que foram batizadas com o nome de “Polvinha Lili”. Trata-se de uma homenagem à diretora da unidade, Lilian Moreira. De acordo com a gestora, o trabalho das custodiadas tem qualidade e emociona porque representa um gesto de carinho e reconhecimento. “O trabalho artesanal foi feito com matéria prima doada pela gestão da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas. Elas são muito talentosas e nossa intenção é que a produção continue pois sabemos que faz diferença no reingresso delas à sociedade”.
A reeducanda R.L ressaltou sua satisfação em integrar o grupo que confecciona as bonecas. Segundo ela, “tudo foi produzido com muita dedicação, carinho e atenção, imaginando o sorriso no rosto de cada criança que irá receber”, concluiu.
A fabricação das bonecas de crochê integra o Programa Novo Tempo, que visa atender as políticas de trabalho, renda, ressocialização e remição de pena. Segundo o Superintendente dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Sispen/TO), Orleanes Alves, a intenção é fortalecer as boas práticas fomentando atividades profissionalizantes dentro das unidades. “Iremos lançar um catálogo com as oficinas que serão desenvolvidas junto ao público carcerário, buscaremos parceiros e criaremos os galpões multiusos para fortalecer o trabalho”, disse.
Doações
É possível participar dos projetos desenvolvidos pelo Sistema Penal do Tocantins por meio de doações e parcerias. Para contribuir, basta entrar em contato com a Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional por meio do telefone 63 3218-6944 ou no e-mail: [email protected].