Os estudantes da 1ª e 2ª séries do ensino médio, da rede estadual, retomam as atividades escolares de forma remota a partir desta segunda-feira (10). Os primeiros a começarem os estudos à distância foram os alunos da 3ª série do ensino médio, no dia 29 de junho.
- Publicidades -
As aulas no Tocantins foram suspensas no dia 13 de março, em função da pandemia do novo coronavírus.
O governo estadual chegou a planejar a volta das aulas presenciais para o dia 3 de agosto. A ideia era que as turmas fossem divididas: metade dos alunos voltaria para as escolas e a outra metade ficava em casa, na semana seguinte, os alunos revezariam. A ideia era que esse retorno fosse gradual, começando com os estudantes do último ano do ensino médio até contemplar todas as séries.
No entanto, o Estado voltou atrás e decidiu cancelar esse retorno. Na época, o governo justificou que a prioridade era colaborar para o enfrentamento da Covid-19.
No formato não presencial, os alunos da rede estadual recebem o roteiro de estudos de cada disciplina, construído pelos próprios professores. O conteúdo pode ser retirado semanalmente, impresso, nas escolas, ou ser acessado pela internet. Os alunos que não têm acesso à web e moram na zona urbana retiram o material impresso na escola. Já os estudantes da zona rural recebem as atividades por meio do transporte escolar.
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, para assegurar a qualidade do ensino, todos os professores do ensino médio, coordenadores pedagógicos e gestores escolares das 13 Diretorias Regionais de Ensino receberam formação on-line.
A primeira formação foi realizada para 2.700 professores da 3ª série, nos dias 15 e 16 de junho. A segunda, direcionada aos professores da 1ª e 2ª série, ocorreu nos dias 3 e 4 de agosto, alcançando 3.800 educadores, distribuídos em 21 salas virtuais.
“Tivemos uma boa adaptação dos estudantes da 3ª série e dos profissionais no modelo não presencial e agora damos prosseguimento às atividades com as demais turmas do ensino médio. Além da formação para os nossos professores, estamos prestando todo o suporte necessário neste novo cenário, inclusive apoio emocional e psicológico, por meio do Programa Olhar Atento, e tomando todas as medidas de prevenção para garantir a segurança dos nossos alunos e servidores”, disse a secretaria da educação, Adriana Aguiar.
A secretaria disse que o planejamento para a retomada das aulas na rede estadual de ensino é executado mediante o acompanhamento da situação epidemiológica do Estado e em alinhamento com a Secretaria de Estado da Saúde.
Este alinhamento motivou, de acordo com o governo, a mudança no plano de retomada das aulas semipresenciais, que estavam previstas para começar, de forma escalonada, em 3 de agosto. Diante do quadro epidemiológico, o formato semipresencial foi suspenso, e o Estado está ampliando, gradativamente, a oferta de aulas não presenciais.
O planejamento de volta às aulas na rede estadual é focado nos 5 pilares a seguir: a segurança dos profissionais de educação e dos estudantes; o respeito à diversidade da comunidade escolar; a garantia do ano letivo para os estudantes da 3ª série, ainda no ano civil 2020; a garantia da conclusão do ano letivo para todos os estudantes, independente do calendário civil; e a garantia de que o ano letivo de 2021 transcorra independente do ano 2020.