3 de maio de 2024 06:17

Tocantins

Corpo de Bombeiros inicia treinamento para temporada de praias no Tocantins; número de afogamentos em 2022 traz preocupações

Publicados

sobre

Corpo de Bombeiros inicia treinamento para temporada de praias no Tocantins; número de afogamentos em 2022 traz preocupações

O Corpo de Bombeiros do Tocantins iniciou uma capacitação abrangente em salvamento aquático, visando preparar os militares para enfrentar as ocorrências durante a temporada de praias. No ano de 2022, o estado lamentavelmente registrou 68 mortes por afogamento ao longo do ano.

A ação de nivelamento em salvamento aquático foi iniciada com a participação de 14 bombeiros das 1ª e 2ª Companhias de Bombeiros, vinculadas ao batalhão de Gurupi, localizado no sul do estado. Está previsto que todas as unidades sejam contempladas por essa capacitação.

Em Gurupi, os treinamentos envolveram tanto aulas práticas quanto teóricas, ocorrendo nos dias 29, 30 e 31 de maio. Os bombeiros estão recebendo instruções sobre atendimento pré-hospitalar e técnicas especializadas de salvamento aquático.

Corpo de Bombeiros inicia treinamento para temporada de praias no Tocantins; número de afogamentos em 2022 traz preocupações

Bombeiros militares atuam em alinhamento de salvamento aquático, em Gurupi – Foto: Divulgação/CBMTO

O tenente-coronel Wellington Moura, comandante do 3º Batalhão, destacou a importância dessa padronização das ações, pois ela proporciona aos bombeiros uma preparação mais adequada para atuarem durante a Temporada de Praia:

“Esse tipo de treinamento é muito importante para o trabalho a ser realizado pelos bombeiros militares. A padronização das ações faz com que  eles estejam mais preparados para atuar na Temporada de Praia, oferecendo maior segurança aos frequentadores das praias do Tocantins”, disse o tenente-coronel Wellington Moura, comandante do 3º Batalhão.

Histórico

No ano de 2022, o estado registrou um total de 68 óbitos por afogamento, sendo o mês de setembro o período com o maior número de registros, contabilizando oito ocorrências. Nos meses de abril, maio, junho, agosto e outubro, foram registradas sete mortes em cada mês.

Neste ano, até o momento, o estado já registrou pelo menos 13 vítimas de afogamento, o que destaca a necessidade de ações preventivas e de salvamento.

Visando auxiliar nessas medidas de prevenção e salvamento, o Corpo de Bombeiros também abriu um processo seletivo para recrutar 360 guarda-vidas civis, que atuarão de forma voluntária na prevenção de afogamentos nas praias do estado. O treinamento desses guarda-vidas está programado para ocorrer ainda este mês de junho.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana