19 de julho de 2024 09:43

Tocantins

Construção de ponte entre Lagoa do Tocantins a São Félix é interrompida devido descoberta de sítios arqueológicos

Publicados

sobre

Construção de ponte entre Lagoa do Tocantins a São Félix é interrompida devido descoberta de sítios arqueológicos
Energisa

A construção do asfalto na rodovia TO-247, que liga Lagoa do Tocantins a São Félix, em direção a Palmas para o Jalapão, foi temporariamente interrompida devido à descoberta de sítios arqueológicos na região. A construção da ponte sobre o Rio Vermelho foi suspensa até que o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) conceda a autorização necessária.

Durante o andamento das obras, o Iphan registrou a presença de diversos materiais arqueológicos em dois sítios. Esses artefatos serão submetidos a análises laboratoriais. Romulo Macedo, arqueólogo do Iphan, explica o processo de monitoramento arqueológico.

“Um arqueólogo é posicionado na frente da obra para observar se algum sítio arqueológico é encontrado durante as atividades que envolvem movimentação de solo e que não tenham sido identificados nas etapas anteriores da pesquisa. Caso um sítio seja encontrado, o arqueólogo determina a interrupção da obra naquela área até que o sítio seja resgatado”, explica Macedo.

Pavimentação asfáltica

Pavimentação Asfáltica Estima-se que a conclusão das obras de pavimentação da rodovia ocorra até junho de 2024. Serão asfaltados 50 quilômetros, com um custo total de R$ 59,7 milhões para o Estado. O Governo do Tocantins informou que já foram concluídos 32,1 km de asfalto nesse trecho.

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana