5 de maio de 2024 12:03

Tocantins

Comitê do Fogo avalia integração positiva entre órgãos para combater incêndios florestais no Tocantins

Publicados

sobre

Comitê do Fogo avalia integração positiva entre órgãos para combater incêndios florestais no Tocantins

Responsável pela integração de diversos órgãos no combate aos incêndios florestais e pela otimização e emprego de recursos nas atividades, o Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas (Comitê do Fogo), juntamente com a Defesa Civil Estadual, avaliam como positiva, necessária e importante a participação das instituições no esforço diário para conter o avanço dos focos em todo o Tocantins. Este ano, até hoje, centenas de homens e mulheres foram escalados para debelar os incêndios florestais.

Para o tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo, que preside o Comitê do Fogo e é Superintendente da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, “a nossa sensação é de dever cumprido”. A fala do tenente-coronel se dá não só pela proximidade das chuvas, mas também por todo um engajamento nos últimos meses para debelar os incêndios florestais.

“Temos desenvolvido ações desde o início do ano”, afirmou Geraldo da Conceição Primo. “E podemos destacar o Dia D, onde atuamos em 19 municípios e visitamos mais de 2,2 mil propriedades rurais, cobrindo mais de 15 mil pessoas, além de palestras em escolas, comunidades, blitze educativas e visitações”, completou o tenente-coronel.

Segundo Geraldo da Conceição Primo, os combates aos incêndios florestais ocorrem no Tocantins desde o começo de maio, nas cidades onde há sedes do Corpo de Bombeiros Militar, pelos militares da corporação. “E assim que os dias foram passando, fomos intensificando o trabalho com as demais instituições”, destacou.

O período intenso de combate contou com mais de 200 brigadistas do PrevFogo/Ibama, 60 brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mais de 650 brigadistas municipais treinados pela Defesa Civil Estadual e pelo Corpo de Bombeiros em 65 municípios, além do helicóptero Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). “Isso ajudou a mudar o cenário das ações contra o fogo no Tocantins. “O estado está dentro da média dos últimos dez anos. Estamos com índices acima do registrado em 2018, que foi o ano com a menor quantidade dentro da década e não pode ser usado como referência”, relata o tenente-coronel.

“Mas estamos com índices bem abaixo de 2016 e 2017. É preocupante, mas estamos na média e temos trabalhado muito para reduzir e amenizar os danos ao meio ambiente, ao patrimônio e a saúde da população”, completa.

Fiscalização

O intenso trabalho conta também com a Força Tarefa de Fiscalização Integrada composta pelo Naturatins, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas, Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) Palmas, Delegacia de Meio Ambiente (Demag) e Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPMa). A operação conta com o apoio do Ministério Público Estadual e do helicóptero do Ciopaer.

Reforço

E semana passada, as Forças Armadas, através da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro iniciaram apoio ao combate aos incêndios florestais no estado. Um grupo de 58 soldados recebeu capacitação da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar.

“É mais um parceiro que chega para somar aos que estão aqui com muito esforço e dedicação. Tem muito a acrescentar e agradecemos demais, por meio do pedido do governador Mauro Carlesse, ao encaminhar ofício ao presidente Jair Bolsonaro em atendimento ao decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Com certeza a Marinha e o Exército chegam para somar e terão muito a contribuir nessa grande missão”, concluiu o tenente-coronel.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana