Tocantins – No primeiro quadrimestre de 2024, 101.925 consumidores de energia sofreram interrupções devido a 114 abalroamentos de postes.
- Publicidades -
A modernização da rede e manobras remotas realizadas pelo Centro de Operações Integrado (COI) da Energisa Tocantins permitiram a rápida restauração do fornecimento, em média de três minutos.
Em comparação ao mesmo período de 2023, houve uma redução de 28,7% nos casos, que caíram de 160 para 114. No entanto, a média mensal de interrupções ainda é alta, afetando mais de 25 mil clientes.
Dados dos últimos anos
Em 2022, ocorreram 649 colisões, interrompendo o fornecimento para 214.399 clientes.
Em 2023, os números caíram para 380 batidas, afetando 176.074 consumidores. No primeiro quadrimestre de 2024, foram 114 acidentes, impactando 101.925 clientes.
Cuidados no trânsito e segurança
Tony Franco, Coordenador do COI da Energisa, reforça a importância da consciência no trânsito, especialmente durante festividades como as festas juninas. “A segurança deve ser prioridade, pois acidentes com postes podem afetar escolas, unidades de saúde e comércios.
Orientamos os motoristas a evitar álcool, não usar o celular enquanto dirigem e manter-se alertas”, destaca Franco.
Procedimentos em caso de abalroamento
Franco também alerta sobre os riscos de choque elétrico em acidentes com postes. “A rede pode estar energizada, representando perigo tanto para os ocupantes do veículo quanto para quem está fora. Em caso de acidente, é fundamental que os ocupantes permaneçam dentro do carro até a chegada da equipe especializada”, explica.
Ele ressalta a importância de não tocar nos cabos de energia e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Energisa.