13 de junho de 2024 07:16

Tocantins

Bombeiros tocantinenses completam duas semanas em missão no Rio Grande do Sul

Publicados

sobre

Bombeiros tocantinenses completam duas semanas em missão no Rio Grande do Sul
Subtenente Raphael Mollo, do CBMTO, tutor da cadela Sky, em ação de busca de vítima soterrada em Bento Gonçalves - Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

A atuação dos bombeiros militares do Tocantins no Rio Grande do Sul alcança seu 17º dia de operações nesta quarta-feira, 22. Sob as ordens do governador Wanderlei Barbosa, a equipe da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do Tocantins (CBMTO) iniciou sua missão em resposta aos severos danos causados por deslizamentos e inundações em várias cidades gaúchas.

Resultados das operações de resgate

Em Porto Alegre e Canoas, região metropolitana, o contingente tocantinense tem demonstrado eficiência e bravura. Até o momento, onze mergulhadores do CBMTO estão envolvidos em operações que já resultaram no resgate de aproximadamente 150 pessoas e 70 animais, além da recuperação de 12 corpos. A equipe também conduziu 56 ações humanitárias distintas.

Dione Miranda, tenente-coronel e psicóloga do CBMTO, juntamente com profissionais do 8° Batalhão de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul, tem prestado assistência psicológica aos efetivos e familiares afetados pela tragédia. Desde 6 de maio, Miranda tem visitado diversas cidades afetadas, incluindo Lajeado, Encantado, Canoas e recentemente Bento Gonçalves.

Na Base Aérea de Canoas, que serve como centro de operações, dois bombeiros do Tocantins têm desempenhado um papel crucial na logística, gerenciando a recepção e distribuição de alimentos, água, roupas e outros itens essenciais para as vítimas.

Em Bento Gonçalves, na região serrana, quatro bombeiros tocantinenses foram pioneiros na chegada ao Rio Grande do Sul, onde conduziram operações de busca com cães focadas em localizar vítimas soterradas. Durante uma semana de esforços intensivos, estes bombeiros trabalharam em mais de 100 pontos de bloqueio estabelecidos pela Prefeitura, atuando em cinco locais diferentes.

O coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do CBMTO, ressaltou a eficácia e o espírito de equipe dos bombeiros. “Esta operação reafirmou a importância de estar sempre preparados. Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa pelo apoio contínuo à nossa corporação e enviamos forças aos nossos irmãos gaúchos neste período de reconstrução”, declarou Ornelas.

Anúncio

Mais Vistos da Semana