O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins emprega dezenas de militares nas escalas relacionadas às praias, nos finais de semanas. E os serviços ocorrem de norte a sul do estado, e conforme a corporação, não tem havido muitas ocorrências
- Publicidades -
“Durante nosso serviço, orientamos os banhistas e os barqueiros para que se mantenham em áreas seguras para evitar acidentes”, explica o cabo Alípio Álvaro França Neves, que comanda a equipe na Praia da Raposa, em Tupiratins.
A Praia da Raposa é uma ilha no Rio Tocantins, cerca de 1.500 metros abaixo do porto da balsa. Segundo o cabo Neves, os fins de semanas têm registrado cerca de três mil pessoas no local.
“Temos uma quantidade de bombeiros e GVCs distribuídos nas áreas de banho, que conseguem fazer essa prevenção de forma adequada. Para evitar prejuízo, o banhista precisa respeitar a sinalização”, frisou Neves.
Em quatro finais de semanas, apenas uma ocorrência foi registrada pelos bombeiros militares, na Praia da Raposa, com uma idosa com pressão arterial alterada.
Em Pedro Afonso, também na região centro-norte do Tocantins, só o volume de turistas é maior que na Praia da Raposa. A cidade, segundo a Prefeitura, está com cerca de 10 mil turistas por final de semana, lotando a Praia do Rio Sono. E, assim mesmo, a equipe de bombeiros militares tem registrado baixo índice de atendimentos.
Dados oficiais
No primeiro final de semana da temporada, os bombeiros militares não tiveram qualquer ocorrência nas praias onde atuam, apenas as chamadas Prevenções, que são as abordagens para orientações aos banhistas e barqueiros. No total foram 323 atividades dessa natureza.
Já o segundo final de semana teve um índice maior de Prevenções, chegando a 3.980, em 17 praias atendidas diretamente pelo CBMTO.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820