A superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Tocantins apreendeu mais de 2 mil quilos de agrotóxicos vencidos e constou a aplicação aérea ilegal dos produtos em 1,1 mil hectares de lavoura. A fiscalização ocorreu durante ações da Operação Ceres em Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.
- Publicidades -
A operação foi realizada nesta última semana e contou com a participação de servidores do Ibama e do Ministério Público Estadual (MPE). As equipes fiscalizaram diversas propriedades rurais da região. Eles encontraram produtos vencidos e contrariando as normas de segurança.
Durante a fiscalização foi verificado que aplicações irregulares estavam sendo feitas com um avião. De acordo com o Ibama, os produtos utilizados continham ingrediente do ativo Paraquat, que é altamente perigoso para os humanos e persistente no meio ambiente.
Os fiscais fizeram cinco notificações e cinco autos de infração, além de orientar os produtores rurais sobre o uso e o acondicionamento regular dos agrotóxicos.
Agrotóxicos no Tocantins
Conforme o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, o Tocantins é um dos estados com maior índice de contaminação por agrotóxicos na água. O estado também é, proporcionalmente, o terceiro em número de notificações de contaminação por agrotóxicos.
O uso de agrotóxicos irregulares é infração e crime ambiental previsto na Lei 9.605/98. A prática pode causar danos irreversíveis a para a saúde pública, além de causar consequências graves para o meio ambiente, contaminando solo, ar e recursos hídricos.
A operação foi chamada de Ceres, em referência à deusa romana da agricultura, e tem objetivo de combater o contrabando e utilização de agrotóxicos não registrados, assim como o uso inadequado e ilegal dos produtos.
A operação faz parte do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA) e do Plano Nacional de Fiscalização Ambiental de Agrotóxicos. Ainda conforme o Ibama, até o fim do ano novas ações serão realizadas em outros estados da união.