6 de maio de 2024 09:40

Tocantins

ALTAMENTE PERIGOSO! Ibama apreende agrotóxico que contém ingrediente altamente perigoso para os humanos no Tocantins

Publicados

sobre

ALTAMENTE PERIGOSO! Ibama apreende agrotóxico que contém ingrediente altamente perigoso para os humanos no Tocantins

A superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Tocantins apreendeu mais de 2 mil quilos de agrotóxicos vencidos e constou a aplicação aérea ilegal dos produtos em 1,1 mil hectares de lavoura. A fiscalização ocorreu durante ações da Operação Ceres em Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.

A operação foi realizada nesta última semana e contou com a participação de servidores do Ibama e do Ministério Público Estadual (MPE). As equipes fiscalizaram diversas propriedades rurais da região. Eles encontraram produtos vencidos e contrariando as normas de segurança.

Durante a fiscalização foi verificado que aplicações irregulares estavam sendo feitas com um avião. De acordo com o Ibama, os produtos utilizados continham ingrediente do ativo Paraquat, que é altamente perigoso para os humanos e persistente no meio ambiente.

Os fiscais fizeram cinco notificações e cinco autos de infração, além de orientar os produtores rurais sobre o uso e o acondicionamento regular dos agrotóxicos.

Agrotóxicos no Tocantins

Conforme o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, o Tocantins é um dos estados com maior índice de contaminação por agrotóxicos na água. O estado também é, proporcionalmente, o terceiro em número de notificações de contaminação por agrotóxicos.

O uso de agrotóxicos irregulares é infração e crime ambiental previsto na Lei 9.605/98. A prática pode causar danos irreversíveis a para a saúde pública, além de causar consequências graves para o meio ambiente, contaminando solo, ar e recursos hídricos.

A operação foi chamada de Ceres, em referência à deusa romana da agricultura, e tem objetivo de combater o contrabando e utilização de agrotóxicos não registrados, assim como o uso inadequado e ilegal dos produtos.

A operação faz parte do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA) e do Plano Nacional de Fiscalização Ambiental de Agrotóxicos. Ainda conforme o Ibama, até o fim do ano novas ações serão realizadas em outros estados da união.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana