Um caso suspeito de intoxicação por metanol após o consumo de bebida destilada está sendo investigado no Tocantins. A informação foi confirmada neste sábado (18) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). O paciente, morador de Palmas, está internado no Hospital Geral de Palmas (HGP).
De acordo com a SES, o homem relatou ter ingerido bebida destilada em casa e apresentou sintomas como dores, náusea, vômitos, falta de ar e visão turva. O paciente, cuja idade não foi divulgada, segue em observação e aguarda os resultados de exames laboratoriais que devem confirmar ou descartar a presença de metanol no organismo.
🔍 O que é o metanol?
O metanol é um tipo de álcool utilizado em produtos industriais, como solventes e combustíveis, e é altamente tóxico para o consumo humano. Quando ingerido, o fígado o transforma em substâncias que podem causar danos ao sistema nervoso, à medula, ao cérebro e ao nervo óptico, levando a cegueira, coma ou até à morte. Também há risco de insuficiência pulmonar e renal.
A Secretaria de Saúde reforçou o alerta para que a população evite bebidas de origem desconhecida ou sem registro de inspeção sanitária, pois podem conter substâncias adulteradas.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]