10 de maio de 2024 13:56

Tocantins

Adapec emite alerta para produtores rurais após três casos de raiva serem confirmados no Tocantins

Publicados

sobre

Adapec emite alerta para produtores rurais após três casos de raiva serem confirmados no Tocantins

Desde o início de 2021, o Tocantins registrou três casos de raiva animal. O número preocupa a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), já que em 2020 o estado teve apenas sete casos confirmados da doença. O Governo do Tocantins emitiu um alerta nesta sexta-feira (5/2), pedindo que os produtores rurais reforcem a vacinação nos rebanhos.

A raiva é uma doença que pode contaminar animais como bois, cavalos, porcos, cabras e ovelhas, além de seres humanos. O estado teve no último anos uma queda acentuada na quantidade de registros da doença, já que em 2019 tinha tido mais de 20 casos confirmados.

A vacinação não é obrigatória, mas os técnicos da Adapec afirmam que se trata de uma questão de saúde pública. Os rebanhos considerados livres de doenças como a raiva costumam ser mais valorizados e conseguir melhores condições no mercado.

“Precisamos da consciência de todos os criadores para que possamos evitar a disseminação de uma doença que causa grandes prejuízos econômicos e que pode ser transmitida ao homem”, disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.

No ano passado foram vacinados aproximadamente 3,5 milhões de animais. Para quem vai usar a vacina pela primeira vez é importante lembrar que para funcionar o medicamento precisa ser aplicado em duas doses, com o intervalo de 30 dias entre elas.

Os produtores que suspeitarem da presença da doença na propriedade devem alertar a Adapec pelo telefone 0800 063 1122. Uma das principais medidas de prevenção é o controle da população de morcegos hematófagos, que são os principais transmissores da raiva. Em 2020, um total de 668 morcegos desta espécie foram capturados para tratamento, que consiste na aplicação da pasta vampiricida com o intuito de provocar a eliminação de outros da mesma espécie.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana