O Canil do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins recebeu uma nova integrante, uma cadela da raça Border Collie chamada Dublin, que foi doada pelo 4º Batalhão de Bombeiro Militar de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na manhã de quarta-feira (03), Dublin foi apresentada ao comandante geral do CBMTO, Carlos Eduardo Farias, ao Chefe do Estado-Maior, Coronel Peterson Queiroz de Ornelas, e ao Comandante Operacional, coronel Ciro Cardoso Guimarães Filho.
- Publicidades -
Dublin, que tem apenas três meses de idade, foi acompanhada pelo seu tutor, o cabo Alef Teles, que forma um novo binômio com ela, ou seja, é o bombeiro militar que trabalha em conjunto com o cão. Na sala do comando, Dublin brincou e alegrou a todos, junto com o cão Nanf, que recentemente recebeu a Certificação Nacional de Busca por Odor Específico, em Blumenau.
De acordo com o cabo Alef, a expectativa é que Dublin esteja pronta para atuar em ocorrências de busca por varredura de área, utilizando a técnica de venteio, em cerca de dois anos. Isso significa que ela será capaz de encontrar o odor de vítimas no ar, levantando o focinho. Os cães treinados em varredura de área também são utilizados na busca por cadáveres.
Os cães do Canil do CBMTO passam o dia no canil da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), mas vivem nas casas dos militares que são responsáveis pelo seu treinamento. Isso ajuda a estabelecer uma relação de maior afinidade e confiança entre a dupla de binômio, o que se reflete em resultados positivos no treinamento dos cães.
Com a chegada de Dublin, a corporação passa a ter cinco animais, sendo que três deles atuam nas atividades de busca. Do total, dois cães já são certificados: a cadela Sky, de cinco anos de idade, que possui certificação nacional e internacional em Buscas em Áreas Colapsadas, e o cão Nanf, de quatro anos de idade, que recentemente conquistou a Certificação Nacional de Busca por Odor Específico, em Blumenau. Ambos são da raça Belga Malinois.