3 de maio de 2024 19:13

Tecnologia

Caso Briner: ”A tristeza é grande, mas a revolta é maior”, relata mãe após 1 mês da morte do filho

Publicados

sobre

Caso Briner: ''A tristeza é grande, mas a revolta é maior'', relata mãe após 1 mês da morte do filho

A morte do jovem Briner de Cesar Bitencourt, de 23 anos, que faleceu após passar mal na Unidade Penal de Palmas (UPP), complementou 1 mês nesta quinta-feira, 10. O rapaz estava preso por suspeita de tráfico de drogas, mas foi inocentado dois dias antes da morrer.

Nas redes socias, Elida Madeira, a mãe do jovem, publicou uma foto relatando a saudade que sente do filho e também pede justiça pelo caso que chocou o país.

”Hoje faz mês que meu filho morreu vítima de uma injustiça e falta de cuidados médicos. A tristeza é grande, mais a revolta é maior, pois o governador do Estado do Tocantins, deu uma promoção pro ex-diretor da unidade penal de Palmas. O que significa isso? Tá querendo dizer que ele governador concorda com tudo que o ex-diretor fez, e que a vida do meu filho não significa nada para eles. #justiçaporBriner”.

Veja o post

Quase um mês após a morte do filho, Elida Madeira chegou a recebeu um e-mail da Unidade Penal agendando uma data para ela visitar o jovem.

Na ocasião, em nota a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), responsável pelo sistema prisional, disse que se tratou de uma mensagem automática e afirmou que lamentava profundamente a grave falha cometida.

Chefe de prisão onde jovem morreu no dia de ser solto é promovido

Na publicação da mãe do jovem, ela relata: ”A revolta é maior, pois o governador do Estado do Tocantins, deu uma promoção pro ex-diretor da unidade penal de Palmas”.

Acontece que na última terça-feira (08), o governo do Tocantins promoveu o servidor Thiago Oliveira Sabino de Lima, que era diretor da Unidade Penal de Palmas, na época em que Briner morreu no dia em que seria solto, após provar inocência.

Thiago chegou a deixar a direção da unidade prisional após a morte do jovem detento, mas o governo nomeou o servidor para o cargo de gerente de Políticas de Alternativas Penais.

Causa da morte de Briner

O resultado dos exames laboratoriais que investigam as causas da morte de Briner de César Bitencour, foram concluídos pela Polícia Científica e apontam que o jovem teve diversos problemas pulmonares que levaram ao óbito. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou a informação na noite da sexta-feira (4).

Segundo o laudo pericial, Briner teve tromboembolismo pulmonar, infarto pulmonar, Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS) e pneumonia bacteriana. Parte dos exames precisou ser feito em laboratório forense de Brasília (DF), e conforme informou a nota da pasta, não há sinais de intoxicação ou de tortura.

Briner de César Bitencour

Briner somava mais de 20 mil seguidores no Instagram e vídeos com mais de 100 mil visualizações. Além disso, era motoboy e gravava situações cômicas de sua profissão, o que fez com que ficasse mais popular nas mídias.

Nos comentários de suas publicações, amigos e seguidores manifestam suas condolências e lamentam a morte precoce do jovem.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana