12 de maio de 2024 15:52

Saúde

Varíola dos Macacos: Secretaria Estadual de Saúde monitora 11 casos suspeitos em Palmas

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (10), que investiga 11 casos suspeitos da varíola dos macacos em Palmas, entre eles estão duas crianças. Questionada se houve alteração no número de investigações, a pasta informou que o próximo boletim sobre a doença será divulgado na segunda-feira (15). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de […]

Deixe o seu Comentário

Publicados

sobre

Varíola dos Macacos: Secretaria Estadual de Saúde monitora 11 casos suspeitos em Palmas

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (10), que investiga 11 casos suspeitos da varíola dos macacos em Palmas, entre eles estão duas crianças.

Questionada se houve alteração no número de investigações, a pasta informou que o próximo boletim sobre a doença será divulgado na segunda-feira (15).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas, são sete mulheres e quatro homens que apresentaram lesões na pele, coceira e dor muscular. Entre as suspeitas, dois pacientes são crianças entre 1 e 9 anos; dois têm entre 15 a 29 anos e os outros sete têm de 30 a 59 anos. Todos estão cumprindo isolamento domiciliar, segundo a Semus.

Além dos pacientes, a Vigilância Epidemiológica municipal também está monitorando os familiares dos pacientes.

O primeiro paciente com a doença é morador da cidade de Nazaré que tinha histórico de viagem para o estado de São Paulo. O caso foi divulgado no dia 25 de julho e após cumprir isolamento, o paciente recebeu alta médica.

Também existe um caso suspeito nas cidades de Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Araguaína; e dois casos cada nas cidades de Colinas, Gurupi e Porto Nacional.

Segundo a SES, as amostras dos pacientes investigados foram encaminhadas para análise na Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte (MG). O prazo de entrega dos resultados é de até 15 dias.

Plano de contingência

O plano de contingência para o vírus Monkeypox foi divulgado nesta segunda-feira (1°) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Foi definido que os atendimentos devem começar na rede de saúde municipal. Dependendo da gravidade os pacientes serão encaminhados para os hospitais estaduais.

Em Palmas, a Semus informou que todos serão encaminhados para uma área isolada e com distanciamento de outros pacientes e terão que usar máscara. Em caso de lesões múltiplas, sintoma característico, serão fornecidos aventais aos pacientes.

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana