Dono de um carisma e alegria incomparáveis, Padre Aderso preocupou a comunidade católica da capital, amigos e parentes ao ser filmado aguardando por atendimento, deitado em bancos, do Hospital Geral de Palmas. O vídeo viralizou em grupos de mensagens e chamou a atenção novamente da população sobre a situação da maior unidade de saúde do Tocantins.
- Publicidades -
Por meio de nota, Padre Aderso disse aguardar com fé a realização da cirurgia e que já está acomodado em um leito do hospital. Na mensagem ele denuncia a falta de médicos no HGP. “ Desde as oito da manhã ao chegar no hospital fui muito bem atendidos por todos os profissionais, mas devido ao pouco número de centro cirúrgico e de profissionais ficamos o dia todo aguardando para ser operado. Por chegarem pacientes mais graves, no final do dia, fomos liberados da dieta zero remarcando a cirurgia”, contou o padre.
O sacerdote ainda completa que “ considerado o melhor hospital da saúde pública do nosso estado, lamentando o quanto ainda falta para orgulhar dessa realidade que ainda estamos longe de atender as demandas necessárias principalmente de mais profissionais, principalmente a noite. A cirurgia foi suspensa por não ter operação na área maxilar depois das sete da noite por falta de profissionais”.
Atendimento digno
Finalizando a nota enviada ao Portal Sou de Palmas, Padre Aderso diz: “ quem sabem que um dia chegamos lá rezo para que esse dia não demore para que todos nós seres humanos tocantinenses sejamos tratados com a mesma dignidade que merecemos”.
A expectativa é que o processo cirúrgico aconteça nesta quinta-feira, 25.
ATUALIZAÇÃO: O que diz o Governo?
Nota de esclarecimento
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o Padre Aderso, internado na unidade desde a última quarta-feira, 24, apresentando fratura na região do maxilar, tem recebido todos os cuidados e atenção da equipe multidisciplinar do Hospital Geral de Palmas (HGP). O Padre deu entrada na unidade às 15h e as 18h20 estava acomodado em leito. O procedimento cirúrgico será realizado ainda nesta quinta-feira, 25, no início da tarde, já estando o pároco em jejum para a realização da cirurgia de buco-maxilo-facial.
Sobre as cirurgias de urgência e emergência, os pacientes recebidos com quadro clínico grave, de alta complexidade, ou fratura exposta recebem prioridade e são encaminhados para cirurgias seguindo a classificação de risco, dispositivo da Política Nacional de Humanização (PNH), que defende a organização da fila de espera no serviço de saúde priorizando os usuários que mais necessitam e não por ordem de chegada.
O acidente
Padre Aderso fraturou o maxilar após escorregar em um tapete e cair. O fato aconteceu durante uma visita social. O sacerdote relatou que foi atendido pelo Samu, levado a uma UPA da capital e depois encaminhado para o Hospital Geral de Palmas para a realização de uma ressonância que detectou a fratura.
Quer fazer parte do grupo do portal Sou de Palmas no WhatsApp? Chame no Zap (63) 9 9223-7820
Facebook: https://m.facebook.com/SouDePalmasNoticias/?locale2=pt_BR
Twitter: @SouDePMW
Email: [email protected]