28 de maio de 2024 23:46

Saúde

MPTO realiza vistoria na UPA Sul, em Palmas, e atesta falta de profissionais e de 54 medicamentos; saiba mais

Publicado em

MPTO realiza vistoria na UPA Sul, em Palmas, e atesta falta de profissionais e de 54 medicamentos; saiba mais

Em vistoria realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), o promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, titular da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, onde foi constatada a falta de medicamentos e de profissionais da área de enfermagem na unidade.

Atualmente, há necessidade de 33 técnicos de enfermagem e 21 enfermeiros para atender à demanda da unidade, situação que tem causado sobrecarga de trabalho aos servidores e deficiência no atendimento dos pacientes. Também há ausência de profissionais para atuar na área administrativa.

Conforme relatos dos profissionais, os contratos vencem e não são renovados, porém já foram encaminhados ofícios à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) relatando a condição da unidade, que atende a região sul da Capital, porém foi informado pelo órgão que as contratações só serão feitas a partir de janeiro de 2024.

Durante a vistoria, comprovou-se a longa espera de pacientes por atendimento, sendo que muitos relataram estar na unidade há mais de duas horas. Além disso, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) mostraram que os banheiros da UPA estão sem fechadura e as paredes, com mofo.

Falta de medicamentos

Na visita ao setor de farmácia da unidade, foi constatada a falta de 54 medicamentos, dentre eles antibióticos como amoxicilina; e anti-inflamatórios como nimesulida, ibuprofeno, dexametasona e diclofenaco.

Também encontram-se em estoque crítico 32 medicamentos, como dexametasona, diazepam, hidrocortisona, lidocaína, oseltamivir, entre outros remédios necessários para o atendimento dos pacientes.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana