6 de maio de 2024 08:00

Palmas

Instituto Casa A+ de Palmas recebe carro adaptado para transporte de pessoas em situação de Aids; doação foi feita pelo Ministério Público do Trabalho

Publicados

sobre

Instituto Casa A+ de Palmas recebe carro adaptado para transporte de pessoas em situação de Aids; doação foi feita pelo Ministério Público do Trabalho

A Casa A+, instituto de tratamento para pessoas portadoras do vírus da HIV, recebeu na tarde terça-feira (28), um veículo adaptado para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). A doação do carro foi uma ação promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) do Tocantins e a entrega foi feita pelo promotor Ricardo Oliveira nas dependências do Instituto.

A necessidade de um carro para o transporte dos pacientes, segundo o Coordenador da Casa A+, Reverendo Magela Neto, era antiga: “Nós estávamos precisando disso, pois o paciente em estado de Aids se sente muito desconfortável durante o transporte, impossibilitando muitas vezes algumas etapas do tratamento”.

O coordenador também falou sobre algumas vantagens do carro NPE, como: o espaço para cadeira de rodas, possibilidade de tratamento dentro do veículo e sistemas de segurança especializados para pessoas com pouca locomoção. A adaptação foi realizada em 15 dias e entregue no início desse mês de março. O evento de entrega simbólica foi realizado no dia 28 para o registro da ação do MPT.

Ministério do Trabalho

O MPT possui uma coordenadoria voltada ao combate à discriminação e a promoção da diversidade no meio ambiente de trabalho. E através dessa orientação, foi feita a instrução ao Reverendo Magela Neto, coordenador da Casa A+, para efetuar o cadastro da necessidade do veículo na unidade regional do MPT-TO. A solicitação foi aprovada e a verba para a compra do carro e adaptação às necessidades dos pacientes pôde ser repassada à Instituição.

Casa A+

A Casa A+ atua em Palmas auxiliando pessoas com HIV/ oferecendo uma série de serviços e encaminhamentos (com o auxílio do carro NPE) para as pessoas que vivem com HIV/AIDS. Dentre as atividades que a instituição realiza, estão:

  • Aconselhamento e testagem para HIV: Esses serviços visam identificar as pessoas que vivem com HIV e encaminhá-las para o tratamento adequado.
  • Tratamento com antirretrovirais: O tratamento com antirretrovirais é a base do cuidado para pessoas com HIV/AIDS. As instituições oferecem acesso a medicamentos antirretrovirais e outras medicações que visam controlar os sintomas associados ao HIV.
  • Atendimento médico e enfermagem: As instituições oferecem atendimento médico e de enfermagem especializado para as pessoas com HIV/AIDS. O atendimento é geralmente fornecido por profissionais especializados em HIV/AIDS.
  • Suporte psicológico: O diagnóstico de HIV/AIDS pode ser muito estressante para as pessoas e seus familiares. As instituições oferecem suporte psicológico para ajudar as pessoas a lidar com o estresse e outras questões relacionadas ao HIV.
  • Prevenção da transmissão do HIV: As instituições trabalham para prevenir a transmissão do HIV, oferecendo serviços de prevenção, como a distribuição de preservativos e programas de redução de danos.

Diferença entre portadores de HIV e pessoas em situação de Aids

HIV e AIDS são duas condições relacionadas, mas distintas. HIV significa “vírus da imunodeficiência humana” e é um vírus que ataca o sistema imunológico do corpo humano. Quando o HIV não é tratado, pode levar a uma condição chamada AIDS.

AIDS, por sua vez, significa “síndrome da imunodeficiência adquirida” e é uma condição em que o sistema imunológico está tão danificado que não consegue mais combater as infecções e doenças que seriam normalmente controladas pelo organismo. A AIDS é um estágio avançado da infecção pelo HIV e pode levar a complicações graves de saúde.

Em resumo, o HIV é o vírus que causa a AIDS, mas nem todas as pessoas com HIV desenvolvem AIDS. Com o tratamento adequado, as pessoas com HIV podem viver por muitos anos sem desenvolver a AIDS e manter sua saúde geral. O tratamento para o HIV geralmente envolve medicações antirretrovirais para controlar a replicação do vírus e fortalecer o sistema imunológico da pessoa infectada.

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana