Foi realizada a da primeira cirurgia ortopédica com a técnica de Ilizarov do estado nesta terça-feira (21), no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). A cirurgia foi na paciente Andrinne Freire Pereira, que sofreu um acidente de carro em fevereiro deste ano na cidade de Tocantinópolis. Ela estava grávida de oito meses e precisou ser transferida para o HRAUG, onde foi feito o parto e, posteriormente, a cirurgia ortopédica.
- Publicidades -
A disponibilidade dos materiais necessários para a cirurgia foi possível graças à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que trabalha em conjunto com o governo para fornecer recursos e equipamentos médicos para as unidades hospitalares em todo o estado.
A técnica de Ilizarov é um método utilizado em ortopedia que consiste em fixar pinos em torno do osso fraturado, permitindo que o osso se cure enquanto o paciente continua a se mover. É uma técnica avançada e nunca havia sido feita no Tocantins até o momento.
Processo da cirurgia
A cirurgia de Ilizarov teve a duração de duas horas. Segundo a equipe médica, a escolha por esse tipo de procedimento se deu pela gravidade da lesão da paciente. A técnica oferece menos riscos à saúde e promove a consolidação da fratura com menor chance de complicações como a osteomielite.
“Escolhemos essa técnica, pois a paciente possuía um risco de infecção e queríamos disponibilizar um processo que oferecesse estabilização, possibilitando que em poucas horas o retorno para andar e realizar as atividades do dia a dia, sem a necessidade de uma nova cirurgia”, disse o médico ortopedista do HRAUG, Fernandes Júnior.
Para a diretora geral da Unidade Hospitalar, Cristiane Costa Uchôa, “é muito gratificante poder ofertar mais serviços para os nossos usuários. É tão importante que as regiões possam atender suas demandas sem ter que transferir os doentes para outras referências. Tudo isso é possível graças ao olhar do secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva e do nosso governador Wanderlei Barbosa que estão fazendo a diferença para a saúde pública do Tocantins”.
“Sou grata a Deus e aos profissionais do SUS Tocantins pela oportunidade de estar aqui para contar a minha história. Todas as cirurgias foram realizadas com excelência e tanto eu, quanto o meu filho estamos bem e com saúde garantida”, disse Andrinne Freire.