Aconteceu na manhã desta terça-feira, 25, na Câmara Municipal de Palmas a sessão solene em comemoração ao dia nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
- Publicidades -
Na ocasião, a vereadora Elaine Rocha homenageou Franceli Costa Cavalcante, professora efetiva da rede municipal de Palmas, pedagoga, especialista em psicopedagogia, atendimento educacional especializado, tradução e interpretação de Libras.
“Me apaixonei pela Língua Brasileira de Sinais no ano de 2015 quando trabalhei na brinquedoteca da Defensoria Pública do Tocantins. Fiz um curso básico de Libras, Braille e educação especial. Em 2018, no CMEI João e Maria formamos o primeiro coral infantil em Libras com crianças de 4 a 5 anos de idade com o objetivo de divulgar a Língua Brasileira de Sinais e trabalhar a inclusão de pessoas com deficiência”, conta Franceli.
Em 2019, o grupo foi convidado para realizar diversas apresentações em escolas públicas e cantatas de Natal e em 2022 foi retomado o projeto Mãos Que Falam, na Escola de Tempo Integral Olga Benário. O coral é formado por 35 alunos ouvintes e uma aluna com deficiência auditiva; de 8, 9 e 10 anos.
Para a Vereadora Elaine Rocha, a data é uma conquista de suma importância. “Nós, enquanto comunidade, devemos defender uma sociedade sem discriminação e com a ampla inclusão de todos”, finalizou.