Na última Sessão Ordinária, na Câmara Municipal de Palmas, nesta quarta-feira, 18, o Projeto de Lei (PL), que concede o Título de Cidadão Palmense ao professor Elis Raik Miranda de Carvalho, de autoria do vereador Waldson da Agesp (PSDB), foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa de Leis.
- Publicidades -
A justificativa, que acompanha a proposta do PL em questão, de acordo com o parlamentar, é baseada sobretudo na atuação do professor Elis na educação. Ele foi um dos mais importantes líderes na luta por valorização de professores e servidores administrativos, fundamentou a criação da função de orientador educacional nas escolas palmenses e participou das primeiras equipes que pensaram a educação em tempo integral de Palmas.
Waldson destacou o papel do professor na vida de muitos alunos e seu orgulho por ser palmense: ”Sua última atuação como gestor público, foi como diretor da Escola Municipal Maria Julia, no Jardim Aureny III, onde fez a diferença na vida de mais de quatro mil alunos no tempo em que esteve á frente da unidade. Além disso, Professor Elis Raik orgulha-se de dizer que é palmense desde os tempos em que se bebia água fornecida por carros pipas, é sem dúvidas uma personalidade de destaque na Capital”, concluiu o vereador.
Biografia do Professor Elis
Elis Raik Miranda de Carvalho, pai e esposo, nascido aos 13 de agosto de 1978 na cidade de Araguaina-TO, filho do pedreiro Luiz Miranda de Carvalho e da costureira Elda Martins Pires, chegou em Palmas ainda adolescente, em 1992.Sua primeira experiência de liderança se deu na Escola Estadual Novo Horizonte, no Jardim Aureny IV, onde concluiu o Ensino Fundamental.
Atuou no Sindicato Dos Trabalhadores Em Educação No Estado Do Tocantins, o SINTET, onde permaneceu por aproximadamente 15 anos, assumindo as secretaria de comunicação, a secretaria geral e a presidência da entidade.
Elis Raik é o único, profissional de carreira, a ter participado da elaboração do PCCR dos educadores de Palmas, PCCR da rede estadual e de mais 19 municípios tocantinenses, além de assessorar em outros estados.
Na vida pública, teve experiência com a gestão de pessoas na Secretaria Municipal da Educação e em 2012 disputou sua primeira eleição conquistando à época 701 votos para vereador em Palmas, em 2016 também como candidato a vereador em Palmas atingiu a expressiva votação de 1.173 votos, garantindo-lhe a primeira suplência de vereador. Em 2020, novamente suplente vereador, conquistou 962 votos na capital.
Sua última atuação como gestor público, foi lotado no cargo de diretor da Escola Municipal Maria Julia, no Jardim Aureny III, região sul de Palmas.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820