Em homenagem aos 34 anos da capital Palmas, a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma Sessão Solene para homenagear os membros da Associação dos Pioneiros de Palmas (APPA), durante a solenidade, eles relembraram as histórias de luta e como foi o processo de consolidação da capital. A homenagem foi realizada na noite da última quinta-feira (18).
- Publicidades -
Pioneirismo
O pioneiro e senador, Eduardo Gomes (PL), destacou que Palmas é a capital pioneira do Brasil.
“Palmas é a capital dos pioneiros, pois em qualquer capital que você andar não encontrará mais um pioneiro de fundação dessas cidades ainda vivas. Somente a gente, sob a graça de Deus, pode vivenciar esse momento. A memória de Palmas não é apenas para ser lida, mas, sobretudo ser vivida, porque a maioria dos pioneiros ainda estão entre nós”, ressaltou.
Memorial
A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) também esteve presente na solenidade e prometeu a construção de um memorial para homenagear os pioneiros.
“Necessitamos resgatar e manter viva a história da nossa cidade. Aproveito a oportunidade para dar uma boa notícia a todos: iremos transformar o atual Paço Municipal em um memorial dos pioneiros onde ficarão os registros fotográficos e bibliográficos como acervos para que outras gerações também tenham acesso a essas memórias. Uma justa homenagem a cada homem e a cada mulher que construiu e constrói a história de Palmas no nosso dia a dia”, defendeu Cinthia.
Sonho Realizado
O vereador Pedro Cardoso fez questão de destacar o papel dos pioneiros que acreditaram em um sonho que hoje é realidade.
“Gostaria de relembrar aqui que se não fosse pela luta dos pioneiros que acreditaram no sonho de construir uma nova capital, nós não estaríamos aqui hoje, comemorando o aniversário de 34 anos da nossa cidade. Quero agradecer a todos os que tornaram essa realidades possível e parabenizar toda população palmense pelo aniversário da nossa capital”, destacou.
Um dos pioneiros homenageados, o ex-senador Totó Cavalcante, disse que abraçou a causa da criação do Estado do Tocantins e que também registrou seu nome na história da Capital.
“A nossa história começou bem no passado com tantas pessoas que lutaram pela criação desse Estado e foram muitas lutas que valeram à pena, porque temos hoje essa linda capital planejada da forma que sempre sonhamos”, lembrou.
A sessão foi proposta pelo vereador Eudes Assis (PSDB), no decorrer do evento foram entregues títulos de “Pioneiro de Palmas” para homenageados que contribuíram para a construção da cidade. Estiveram presentes ao evento Luciélia de Aquino Ramos, Joaquim Pereira de Souza Filho, membros da diretoria da Associação dos Pioneiros de Palmas, também a Presidente da Fundação Cultural de Palmas Cleizenir Divina e o Deputado Estadual Eduardo Mantoan.