Outubro é um mês simbólico para as mulheres. É a data da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. A campanha acontece concomitantemente em vários países do mundo e tem por objetivo alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e o quanto ele é determinante no sucesso do tratamento.
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Todos os anos a campanha ganha novos adeptos, ampliando sua rede de apoiadores. Um deles, o vereador Mauro Lacerda (PSB), que fez uma brilhante campanha em suas redes sociais no Maio Amarelo, no Setembro Amarelo e agora no Outubro Rosa, convidando a população feminina a prevenção e conclama toda a população a participar da iniciativa. “A saúde e a vida de nossas mulheres importam muito.
A prevenção é necessária por que se detectado na fase inicial, a doença tem chance de cura acima de 95%. Iniciamos o mês levantando essa bandeira para que a saúde seja prioridade. Tenho certeza de que se todos os nossos amigos vereadores e toda a população se engajar na campanha e iniciar um plano de divulgação, a informação chegará aos lares de Palmas.
Prevenção é o caminho
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, sendo a prevenção uma alternativa concreta de barrar o câncer, ampliando as possibilidades de tratamento e, em muitos casos, a reversão da doença. O diagnóstico precoce se dá por meio do autoexame, da mamografia e do exame clínico da mama.
O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama. Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura.
Estatísticas
No Brasil, as campanhas de prevenção são realizadas desde 2002, e, recentemente, a conscientização sobre o câncer de colo de útero também passou a integrar as atividades desenvolvidas durante o “Outubro Rosa”. Nos dois casos, a pandemia de Covid-19 dificultou o acesso ao diagnóstico de prevenção.
O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as mulheres brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A doença também é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ainda ocupa o primeiro lugar.
Nos homens, o câncer de mama é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida; outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.
Em 2021, foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama, o que representa uma taxa de incidência de 43.74 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2020). A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia (INCA, 2019).
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