A gestão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) tem sofrido muitos ataques de opositores na Câmara de Palmas. Por esta razão, nesta terça-feira, 05, o vereador Folha (Patriota) usou sua fala na tribuna para defender a gestão da prefeita e ressaltou que as questões políticas devem ser deixadas em segundo plano, e que no momento atual o foco deve ser combater o coronavírus e não a gestão.
- Publicidades -
Na oportunidade, o parlamentar ressaltou que no mundo inteiro os governantes foram pegos de surpresa pela pandemia, mas apenas aqueles que tiveram coragem e determinação colocaram a vida e a saúde das pessoas em primeiro lugar. “As medidas de isolamento, as restrições às aglomerações, a obrigatoriedade do uso de máscara, são um remédio amargo para um bem maior, que é a vida”, defendeu.
O vereador Folha citou como exemplo cidades como Manaus, onde o sistema de saúde já sofreu colapso. “Em Manaus houve demora na adoção de medidas de isolamento social e hoje podemos ver o caos em que se encontra a cidade. Enquanto isso, aqui em Palmas, graças às ações rápidas e assertivas da prefeita Cinthia Ribeiro, somos uma das capitais com o menor índice da Covid-19”, explicou.
O parlamentar também enfatizou que as ações da prefeita e de muitos governantes pelo mundo todo, estão embasadas na ciência. “As academias, por exemplo, estão fechadas em toda a cidade, mas não é só em Palmas, elas não estão funcionando no mundo todo. Temos que ter responsabilidade e coerência e seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde no combate à Covid-19”, finalizou.
Relatório Semanal
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disponibilizou um relatório semanal sobre as principais ações adotadas pela gestão no enfrentamento ao coronavírus. Segundo as informações obtidas pelo vereador Folha, já foram contratados aproximadamente 40 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para compor a Rede de Atenção à Saúde Municipal no atendimento à Covid-19.
Além disso, mais de 100 profissionais da saúde do município foram capacitados para prestar assistência adequada aos pacientes com Covid-19, como: ventilação mecânica, traqueostomia, parada cardiorrespiratória. Esta semana ainda terão novas turmas de servidores que serão capacitados.
Apesar da responsabilidade dos cuidados hospitalares serem do Estado, outra medida tomada pela gestão foi a contratualização de 17 leitos de UTI e 18 leitos clínicos para os pacientes em estado grave que precisam ser hospitalizados.
Também foram feitas a estruturação das salas de isolamento nas Unidades de Pronto Atendimento para os pacientes com Covid-19 que necessitarem de cuidados intermediários e ou estabilização; aquisições de insumos, materiais médico hospitalar, medicamentos e materiais de proteção e uso individual; ampliação da Testagem Rápida por meio de exames no LACEN e Testes Rápidos, dentre outras ações.