No uso de suas atribuições legais, o Vereador Eudes Assis (PSDB), apresentou na Câmara Municipal de Palmas, o requerimento de n°320/ 2023 para que se realize um estudo de viabilidade para “Criar Escola Pólo de Educação Bilíngue de Surdos no Município de Palmas-TO”. O modelo educacional já é realidade em diversas cidades do País.
- Publicidades -
Para o Vereador, é importante pensar em uma linha de cuidado que atenda nossos estudantes e que diminuam as desigualdades que perpassam o campo da educação. “Criar a Escola Pólo de Educação Bilíngue de Surdos no Município e continuar a discutir seriamente propostas para melhorar a rede de ensino em Libras é política pública de qualidade”, pontua Eudes.
Conforme o Ministério da Educação, a garantia do direito da pessoa surda à liberdade de expressão, à educação e à igualdade em contextos próprios de Educação Bilíngue de Surdos é uma conquista da comunidade surda por respeito a sua língua e cultura. E impacta no desenvolvimento da subjetividade e no exercício da cidadania, assim como na formulação da imagem social sobre a pessoa surda.
Atualmente no Brasil, há 64 escolas bilíngues de surdos com 63.106 alunos surdos, surdo-cegos e com deficiência auditiva, de acordo com dados de 2020 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820