Palmas – O vereador Eudes Assis (PSDB) apresentou o Projeto de Lei nº 12/2024 na Câmara Municipal de Palmas, com o objetivo de incluir o “Dia Municipal do Tradutor e Intérprete de LIBRAS” no calendário oficial da cidade, a ser comemorado anualmente no primeiro dia útil do mês de setembro.
- Publicidades -
Segundo o texto do projeto, o dia dedicado aos profissionais da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) visa não apenas celebrar, mas também destacar a importância do trabalho dos tradutores e intérpretes de LIBRAS na garantia de direitos linguísticos e de acessibilidade da comunidade surda.
A profissão de tradutor e intérprete de LIBRAS é regulamentada pela Lei 12.319/2020, e esses profissionais desempenham um papel fundamental na comunicação entre surdos e ouvintes, bem como entre diferentes segmentos da comunidade surda.
“A inclusão do ‘Dia Municipal do Tradutor e Intérprete de LIBRAS’ no calendário oficial de Palmas é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que desempenham um papel essencial na promoção da inclusão e acessibilidade”, afirmou o Vereador Eudes Assis.
O projeto agora segue para análise das comissões pertinentes da Câmara Municipal, contando com o apoio dos demais vereadores para sua aprovação.
Se aprovado, o “Dia Municipal do Tradutor e Intérprete de LIBRAS” passará a fazer parte do calendário oficial de eventos de Palmas, contribuindo para a conscientização e valorização da comunidade surda e dos profissionais que a servem.