29 de abril de 2024 18:08

Política em Foco

Vereador Eudes Assis homenageia Débora Guedes em Sessão Solene alusiva ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais.

Publicado em

Vereador Eudes Assis homenageia Débora Guedes em Sessão Solene alusiva ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais.

Em Sessão Solene alusiva ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), organizada pela Câmara Municipal de Palmas, com o objetivo de difundir os avanços para as pessoas com deficiência, além de prestar honrarias, o Vereador Eudes Assis (PSDB) prestou homenagem a Débora Guedes Leandro de Jesus.

A homenageada é professora de Libras, mestre em educação pela UFT, com pesquisa na área de Educação de Surdos e atualmente trabalha na formação de professores da Rede Estadual de Educação, na Diretoria Regional de Ensino de Palmas e ministra a disciplina de Libras na Faculdade CEULP/ULBRA.

Débora agradeceu ao Vereador Eudes Assis e sua Esposa Leide Assis pela homenagem e pela visão inclusiva dizendo que “é necessário esse olhar diferenciado de valorizar a cultura surda e a Libras aqui no âmbito municipal. É muito importante essa valorização, porque nós precisamos trabalhar para difundir, para divulgar o uso da Libras na nossa comunidade, porque é essa difusão que vai ajudar a diminuir a discriminação da pessoa com deficiência”, pontuou.

Leia Também:   Vereador Rubens Uchôa defende legado de Janad na Câmara após divulgação de fake news sobre ação judicial contra antecipação de salários dos servidores municipais de Palmas

Durante seu discurso na Tribuna da Casa de Leis, Débora falou sobre a importância da Solenidade para a comunidade surda, pois reforça a capacidade e a necessidade de inserção na sociedade através da Língua Brasileira de Sinais.

“Hoje é uma satisfação estar aqui e fazer menção ao meu processo e a toda minha história junto a comunidade surda e lembrarmos todas as conquistas que a Língua de Sinais vivenciou nesses 21 anos. Ver todo esse desenvolvimento, todas as conquistas, é muito gratificante, porque a gente visualiza todo dia a capacidade que os surdos têm, e a capacidade de se desenvolver, de se inserir na sociedade, isso é muito importante, a língua de sinais está aí para oportunizar aos outros, por isso que é necessário a gente motivar cada vez mais e ter grandes representantes como vocês para nos oportunizar tudo isso”.

A homenagem tem como referência o dia 24 de abril, data em que se celebra o Dia Nacional da Libras e data de quando foi publicada a Lei que dispõe sobre a comunicação em sinais, no ano de 2002.

O Vereador Eudes Assis ausente na solenidade por estar participando da XXII Marcha dos legislativos Municipais em Brasília-DF, foi representado pelo seu Chefe de Gabinete, Tacyo Acioli, que entregou a honraria a Débora Guedes.

Em entrevista ao portal, Eudes lamentou a ausência e pontuou que é um momento oportuno para lutar para que haja mais intérpretes de Libras e mais Língua de Sinais em diferentes espaços da sociedade Palmense.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana