28 de abril de 2024 21:16

Política em Foco

Vereador Eudes Assis é protagonista na CPI da BRK para apurar irregularidades em contrato de concessão

Publicado em

Vereador Eudes Assis é protagonista na CPI da BRK para apurar irregularidades em contrato de concessão

Nesta segunda-feira, as reuniões públicas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da BRK tiveram início na Câmara Municipal de Palmas. O vereador Eudes Assis, autor do requerimento que deu origem à CPI, assumiu o compromisso de atuar na investigação de suspeitas de irregularidades no contrato de concessão de serviços de água e esgotamento sanitário entre a Prefeitura e a BRK.

Aprovado pelo Plenário no dia 28 de junho de 2023, o requerimento n° 1838/2023 foi uma iniciativa do vereador Eudes Assis, que desde 2021 vinha tentando instalar a CPI. Finalmente, o consenso foi alcançado, permitindo a instauração da comissão para apurar possíveis descumprimentos de deveres e responsabilidades estabelecidos por leis, regulamentos e contrato de concessão.

Leia Também:   Região norte de Palmas é alvo de requerimento da vereadora Laudecy Coimbra

A CPI, composta por 5 integrantes titulares e 5 suplentes, teve seu presidente, vice-presidente e relator escolhidos no dia 1º de julho de 2023. O vereador Josmundo Vila Nova de Souza assumiu a presidência, Marilon Barbosa Castro como vice-presidente, e Clayzer Magono Duarte (Nêgo) como relator.

Objetivo da CPI

A CPI tem como principal objetivo apurar irregularidades na execução do Contrato de Prestação de Serviços (Concessão) n° 385/1999 e seus aditivos. Eudes Assis destaca indícios de descumprimento de deveres e responsabilidades, conforme estabelecido por leis, regulamentos e no próprio contrato.

Eixos de Investigação

A CPI estrutura sua investigação em oito eixos, abrangendo desde a análise da legislação utilizada para os contratos até a adequação das tarifas cobradas dos usuários.

Leia Também:   Vereador Rubens Uchôa defende legado de Janad na Câmara após divulgação de fake news sobre ação judicial contra antecipação de salários dos servidores municipais de Palmas

Fatos Determinados para Investigação

Entre os fatos determinados para investigação, destaca-se o descumprimento de deveres e responsabilidades, falhas na prestação de serviços, não cumprimento de obrigações ambientais, inadequações legais e normativas, além de transferências de serviço e prorrogações no contrato sem anuência do Poder Legislativo.

O vereador Eudes Assis ressalta que a tarifa cobrada pela empresa é a mais cara da região norte do país, gerando inúmeras reclamações devido a falhas operacionais. O custo por metro cúbico em Palmas chega a aproximadamente nove reais.

Desde 2021, Eudes Assis vem pressionando pela instalação da CPI, sendo apoiado também na Assembleia Legislativa e pelo Governo do Estado, que têm expressado preocupações devido aos problemas enfrentados por outras cidades do Tocantins, como esgoto ao ar livre e tarifas abusivas.

Leia Também:   Em Sessão Solene, vereador Márcio Reis homenageia Ana Cristina Pereira Sampaio Aguiar pelo 'Dia do Profissional da Contabilidade'

A comissão realizará reuniões administrativas, aprovação de requerimentos, oitivas e audiências públicas, buscando documentos e informações necessárias para uma investigação completa. O relatório final, que será elaborado ao longo dos trabalhos, conterá recomendações ao Ministério Público, Tribunais de Contas e demais instituições, visando a responsabilização por eventuais irregularidades.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana