16 de maio de 2024 16:15

Política em Foco

“Qualquer forma de violência é cruel”, diz Prof. Iolanda Castro em discurso na Câmara de Palmas a favor da Campanha Agosto Lilás

Publicado em

“Qualquer forma de violência é cruel”, diz Prof. Iolanda Castro em discurso na Câmara de Palmas a favor da Campanha Agosto Lilás

Durante discurso na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Palmas, na manhã desta terça-feira, 10, a professora e vereadora, Iolanda Castro (PROS), levantou três questões importantes no plenário.

Iolanda começou sua fala levantando em questão, a campanha do Agosto Lilás, que defende os direitos das mulheres, principalmente pela conscientização à violência que muitas sofrem em nosso país e também na Capital palmense.

“Estamos no Agosto Lilás, que representa o mês e aniversário da Lei Maria da Penha. Mas não basta ser apenas no mês de agosto, qualquer forma de violência é cruel, não pode acontecer contra ninguém, principalmente contra as mulheres”, disse a parlamentar.

A vereadora aproveitou o momento de fala e informou os números de casos registrados de violência contra as mulheres durante a pandemia: “Uma a cada quatro mulheres sofreu algum tipo de violência durante a pandemia, na maioria das vezes isso aconteceu dentro de seus próprios lares. A Lei Maria da Penha já tem feito muito por nós, mas temos idade suficiente da Lei para podermos avançarmos muito mais”.

Projeto de Lei

Iolanda também apresentou um Pré-projeto de Lei que “Institui a Política Municipal de Serviços Ambientais e o Programa de 0agamento por Serviços e dá outras Providências”.

Em justificativa a parlamentar disse: “Quando se fala em meio ambiente soa distante de nós, mas quem acompanha a realidade dos nossos rios e córregos consegue perceber a humildade que está ficando nosso Taquaruçu, ele está sendo suprimido do mapa, devido a falta de cuidado, sem falar de vários córregos da Capital que as águas diminuíram bastante. Uma coisa eu digo, a gente até vive sem comida, mas sem água não sobreviveremos”.

“Espero que esse projeto seja acolhido por todos os pares para que possamos ter um ponta pé inicial para as questões ambientais do nosso município. Porque eu não quero daqui 10, 15, 20 anos, falar que o nosso Taquaruçu não existe mais”, concluiu a vereadora.

Requerimento

A parlamentar aproveitou o momento para agradecer o Poder Executivo por ter atendido um requerimento solicitado por ela. Iolanda solicitou que fosse feita a inclusão dos profissionais da estética no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, considerando que os mesmos foram pela CBO categorizados como profissionais da saúde.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana