Nesta data tão emblemática para os povos indígenas, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) anunciou a nomeação da primeira servidora indígena desta 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Tocantins. Vanessa Xerente será nomeada no Diário Oficial da Aleto deste dia 19 de abril.
- Publicidades -
“Em nome desta liderança indígena, chefe do esquadrão da brigada feminina, defensora das mulheres e agora, minha assessora parlamentar, gostaria de reforçar o meu compromisso com políticas públicas que respeitem e reconheçam a relevância social, histórica e cultural dos povos indígenas para o Tocantins”, garantiu o deputado.
Segundo o último levantamento do IBGE, atualmente a população indígena tocantinense é formada por mais de 14 mil pessoas divididas em nove etnias: Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Apinajè, Krahô, Krahô-Kanela, Avá-Canoeiro e Pankararu.
Vanessa pertence à etnia Xerente e faz história ao ser a primeira servidora autodeclarada indígena a atuar na Casa de Leis, na atual legislatura. “Estou emocionada em estar aqui representando todos os povos originários. Sou grata ao deputado Mantoan pela sensibilidade em garantir a nossa presença na política do Estado, nos incluindo no processo democrático e engrandecendo a nossa causa. Desejo que seja a primeira de muitas”.
Como forma de agradecimento pelo convite, o deputado foi presenteado com duas peças artesanais da etnia, feitas por um líder sábio junto com a natureza.
“Meu vô sempre falou que cordões ou colares são para nos proteger de coisas males, mal olhar… Este cordão tiririca, na língua indígena, é para que o senhor mantenha esta lisura no comportamento, permanecendo íntegro, honesto e transparente. Já este cordão de coco babaçu simboliza sua grande força, resiliência e capacidade de transformar o Tocantins em um lugar melhor para todos”, declarou Vanessa emocionada.