Com o objetivo de garantir aos surdos o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), vereador Folha (PSDB), solicitou via requerimento a realização de uma Audiência Pública com diversos membros da sociedade civil e de instituições públicas e privadas, para discutir a implementação da educação bilíngue de pessoas com deficiência auditiva. A audiência está marcada para a próxima segunda-feira (19), às 14 horas, no plenário da Casa de Leis.
- Publicidades -
De acordo com o vereador Folha, o ensino da Libras, desde o início da vida das crianças surdas, garante a elas o direito a mais acessibilidade na comunicação. “A língua de sinais é uma forma de comunicação natural, aprendida de forma espontânea pelos surdos em contato com pessoas que a usam. Precisamos dar oportunidades para que esse aprendizado aconteça o quanto antes e de forma rápida e simples, dando a eles a oportunidade de buscar seus direitos e formas de melhorar suas vidas”, ressaltou Folha.
Essa não é a primeira vez que o vereador Folha solicita algo em benefício da comunidade surda. Em maio, o presidente do legislativo apresentou um projeto de lei que institui o Dia Municipal dos Surdos, a ser comemorado anualmente no dia 26 de setembro. A data visa promover ações que tenham como tema principal a valorização e a integração da comunidade surda.
Além disso, Folha também solicitou que seja disponibilizado um intérprete de Libras em agências bancárias de Palmas, com o objetivo de garantir que os surdos tenham acesso igualitário aos serviços bancários, possibilitando uma comunicação efetiva e eficiente com os funcionários, promovendo cada vez mais a inclusão e a acessibilidade dos cidadãos.