27 de abril de 2024 17:29

Política em Foco

Presidente Folha convida para a luta contra a obesidade: sessão solene abordará conscientização, prevenção e tratamento

Publicado em

Presidente Folha convida para a luta contra a obesidade: sessão solene abordará conscientização, prevenção e tratamento

O presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), vereador Folha (PSDB), está convidando toda a população para participar da sessão solene que irá abordar a conscientização, prevenção e tratamento da obesidade. A solenidade será realizada na próxima segunda-feira (4), às 9h, no Plenário da Casa de Leis.

Conforme o presidente Folha, o objetivo da iniciativa é divulgar informações claras e seguras sobre a obesidade e contribuir com o combate à doença. “É muito importante compreender as causas desse problema de saúde e destacar a relevância do tratamento adequado para a população afetada. A obesidade é considerada um desafio de saúde pública que impacta milhões de pessoas em todo o mundo. É fundamental um esforço conjunto da sociedade, governos e profissionais de saúde para promover a conscientização e combater a obesidade de forma eficaz, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por essa condição”, explicou.

Leia Também:   Vereador Josmundo defende construção de uma escola municipal de nível fundamental no setor Jardim Vitória

A sessão solene contará com a participação de Marcela Pitaluga, médica e delegada da Associação Brasileira de Estudos para Obesidade e Síndrome Metabólica do Tocantins, além de ser Embaixadora do Bomba Tô Fora no Tocantins e colunista da CBN-TO. Também estará presente Daniel Jankzuk, médico cardiologista e presidente da Sociedade Tocantinense de Cardiologia. Outros profissionais que participarão do evento incluem cirurgiões bariátricos, geriatras, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. Diversas doenças estão relacionadas à obesidade, tais como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, gota, refluxo esofágico, dificuldade respiratória, pedra na vesícula e certos tipos de câncer. Além disso, há impactos psicológicos, como depressão, ansiedade e alterações na autoestima.

Leia Também:   Vereador Eudes Assis garante celeridade na aprovação do Projeto APSaúde para valorização dos servidores da saúde

A OMS estima que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são obesas, incluindo 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças. Esses números continuam aumentando, com projeções indicando que até 2025 cerca de 167 milhões de pessoas, entre adultos e crianças, estarão com excesso de peso ou obesas. No Brasil, a obesidade afeta aproximadamente 6,7 milhões de pessoas.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana