Com o objetivo de viabilizar o direito de acesso à natureza, ao esporte e ao lazer da pessoa com deficiência, o Vereador Eudes Assis (PSDB) apresentou na Câmara Municipal de Palmas o Projeto de Lei (PL) Praia Acessível, para que sejam oferecidas gratuitamente para munícipes e visitantes a “cadeira de rodas anfíbia”.
- Publicidades -
O PL propõe que o programa “Praia Acessível” seja instalado nas praias da Graciosa, das Arnos, do Prata, do Caju e Praia do Buriti do Município de Palmas, oferecendo aos cadeirantes o transporte desde a areia até a água, dentre outras providências.
As cadeiras de rodas anfíbia serão distribuídas em local escolhido pela Prefeitura de Palmas em cada praia, e eles terão que obedecer aos itens de acessibilidade como rampas, piso tátil, vagas especificadas, banheiros acessíveis e postos de salvamento.
O parlamentar justifica que o PL trata-se de direito constitucional que traz benefícios ao indivíduo e à sociedade na medida em que proporciona benefícios econômicos, sociais, ambientais e à saúde.” Adaptar não constitui regalias, auxílio e muito menos bondade às pessoas com deficiência, mas, vem cumprir o dever do Estado em garantir a essas pessoas o mesmo que os demais usufruem”. Completou ainda “Vale lembrar que a acessibilidade beneficia tanto a pessoa com deficiência quanto, obesos, idosos, grávidas e quaisquer outros que, mesmo que temporariamente, precise fazer uso dos espaços de uso público e queiram desfrutar das mesmas possibilidades e quaisquer serviços de lazer”, pontuou.
Eudes afirma que conta com o apoio do parlamento para aprovar a presente matéria de grande importância para a sociedade Palmense.” Importante frisar que se trata de algo de relevância para o nosso município, pois o projeto garante inclusão e assim a fruição de seus direitos em igualdade de condições com outros membros da comunidade”, concluiu.
Entenda melhor o que é a cadeira anfíbia
Para quem tem dificuldades de locomoção, a cadeira anfíbia é um item indispensável para o lazer pois é desenvolvida para permitir o acesso de pessoas com deficiência à praia. Fabricada com materiais resistentes à água, como plástico, aço inox e alumínio, essa cadeira não afunda e resiste à ação da água salgada.
Além disso, evita que os usuários fiquem presos na areia, pois possui rodas mais largas. Assim, é possível ter maior tração na praia, tornando o passeio no ainda mais prazeroso.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820