29 de abril de 2024 03:21

Política em Foco

Posso votar no segundo turno, se faltei ao primeiro?

Publicado em

Posso votar no segundo turno, se faltei ao primeiro?

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mais de 156 milhões de eleitores estavam aptos a irem às urnas eleger seus representantes no primeiro turno. Esse é o maior contingente da história, quase 10 milhões acima do registrado no ano de 2018, conforme informativo do TSE. 

Porém, o fato de os cidadãos estarem aptos, não significa que todos compareceram às urnas. Ainda que o voto no Brasil seja obrigatório e facultativo para analfabetos e pessoas com mais de 70 anos de idade ou que tenham entre 16 e 18 anos, nesse primeiro turno de votação, cerca de 32 milhões de eleitores deixaram de comparecer às urnas.

Leia Também:   Região norte de Palmas é alvo de requerimento da vereadora Laudecy Coimbra

É possível o eleitor votar no segundo turno, caso não tenha comparecido no primeiro turno?

O TSE considera que o 1º e o 2º turno são eleições independentes, de modo que, qualquer eleitor poderá votar, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral e seu título eleitoral não esteja cancelado ou suspenso.

É importante ressaltar que o título é cancelado quando o eleitor falta às urnas por três eleições seguidas e não justifica a ausência nem paga a multa. Já a suspensão ocorre quando não há cumprimento do serviço militar obrigatório, condenação criminal transitada em julgado ou condenação por improbidade administrativa.

Caso o eleitor não tenha votado no primeiro turno, deverá apresentar justificativa à Justiça Eleitoral em até 60 dias. Ou seja, como o segundo turno é ainda este mês será possível votar antes mesmo de justificar a ausência na zona eleitoral no último domingo. O prazo para justificar ausência no primeiro turno é 1º de dezembro de 2022. Já a ausência no segundo turno deve ser justificada até 9 de janeiro de 2023.

Leia Também:   PL para incentivar a meia-entrada social é aprovada na Câmara de palmas

 

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana