17 de maio de 2024 23:59

Política em Foco

Pedro Cardoso solicita inclusão de médicos veterinários no grupo prioritário de vacinação contra covid

Publicado em

Pedro Cardoso solicita inclusão de médicos veterinários no grupo prioritário de vacinação contra covid

Durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 08, na Casa de Leis da capital, o vereador Pedro Cardoso (DEM), apresentou um requerimento, em caráter de urgência, solicitando a inclusão dos profissionais médicos veterinários no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 em Palmas.

Segundo o parlamentar, a imunização de profissionais é de extrema importância, uma vez que os estabelecimentos administrados por eles não deixaram de atender a população durante o período da pandemia causada pelo novo Coronavírus.

“Propusemos ao Poder Executivo a inclusão desses profissionais no grupo prioritário de vacinação uma vez que os médicos veterinários sempre prestaram atendimento à população durante a pandemia. Outro ponto importante é que esses profissionais são responsáveis pela inspeção de todos os produtos de origem animal como carne, leite, ovos e mel. Os veterinários estão presentes em todas as etapas do processo de consumo da carne, desde o abate até o produto chegar à mesa do consumidor”, lembrou o vereador.

Inspeção de Produtos de Origem Animal

A profissão de Médico Veterinário é muito ampla, vai desde a clínica e cirurgia até a inspeção de produtos de origem animal como mel, ovos, leite e carne. Durante todas as etapas que ocorrem no frigorífico o serviço de inspeção do Médico Veterinário é necessário.
As atividades exercidas pelo Médico Veterinário na inspeção “ante mortem” têm como objetivo atestar a sanidade dos animais examinando-os e exigindo os certificados de sanidade, desta forma algumas doenças podem ser detectadas, sendo os animais aprovados ou descartados para o abate.
Na inspeção “post mortem” é realizado um exame macroscópico do conjunto cabeça e língua, da superfície externa e interna da carcaça, das vísceras torácicas, abdominais e pélvicas e dos linfonodos. Depois a carcaça é marcada identificando o número do animal, do lote, e da data de abate. Após a inspeção, a carne pode ser destinada para consumo “in natura”, aproveitamento condicional (salsicharia, salga ou conserva), rejeição parcial ou total.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana