Após ouvir a demanda de estudantes, comunidade acadêmica e outros segmentos da sociedade, o vereador Pedro Cardoso (UB), solicitou ao executivo da capital a abertura de um retorno na Avenida NS 15, próximo à entrada do campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.
- Publicidades -
O requerimento nº 195/2022 foi protocolado durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores da capital na última terça-feira (25).
“Trata-se de importante reivindicação dos acadêmicos e familiares que transitam diariamente por aquela avenida, pois no local, há a necessidade de propiciar a acessibilidade daqueles que trafegam naquela via, principalmente aos usuários e funcionários da nossa Universidade Federal do Tocantins”, disse o vereador.
“Até entendo a necessidade da duplicação da avenida naquele local devido ao tráfego de caminhões. Mas ficou muito ruim. Para quem estuda na UFT e também na Unitins, o caminho praticamente dobra. Em tempo de aulas presenciais normais, você chegava ali na rotatória da entrada da UFT às 7h50, mas só chegava lá dentro da sala às 8h20 devido a fila enorme de carro e apenas uma entrada”, disse a acadêmica do curso de Jornalismo, Aryana Penno, que reclamou ainda do acesso único de mão dupla às duas universidades.
“Eu gostaria que ali, como cidadã e como estudante, gostaria que fosse feito um retorno ali, principalmente para melhorar o tempo de espera nos horários de pico. Também poderiam colocar um portão de acesso para a Unitins”, concluiu.
Trajeto
Atualmente o tráfego normal é percorrer a Avenida NS 15, pela direita, fazer o retorno na rotatória que cruza com a LO 02 A e subir até a entrada da UFT. Porém, esse trecho ficou muito longo e acaba concorrendo entre si, os veículos que já circulam por aquela via e os veículos dos funcionários, acadêmicos e familiares.