O vereador da capital Palmas Mauro Lacerda (PSB) usou suas redes sociais para divulgar o Dia Mundial de Combate à Meningite, comemorado no dia 24 de abril. A data destaca a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e da melhoria das medidas de suporte àqueles que lidam com os efeitos potencialmente devastadores dessa doença, que pode ser mortal.
- Publicidades -
Segundo os dados divulgados pelo DATASUS, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), na última década (2013 a 2022) foram diagnosticados 145 851 casos de meningite, sendo que 57%, ou seja, cerca de 82 mil, acometeram crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos.
Aproximadamente 23 mil casos ocorreram entre crianças menos de 1 ano, período da vida em que se aplicam as vacinas que conferem imunidade às principais bactérias causadoras da doença.
MENINGITE: SINTOMAS E TRANSMISSÃO
A meningite provoca inflamação no cérebro e na medula espinhal. A doença pode ser causada tanto por vírus como bactérias, que atacam as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso. É transmitida por meio de tosse, espirros, e contato próximo entre as pessoas.
Os principais sintomas são cansaços, febre alta, dor de cabeça grave e persistente, rigidez do pescoço, náuseas ou vômitos. É importante estar atento a dois tipos de sintomas que podem indicar infecções bacterianas: dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Para as crianças menores de um ano, a orientação é observar a presença de inchaço da moleira e choro persistente.
As meningites virais costumam ser mais leves e atingem mais as crianças, mas têm grande potencial de causar surtos. Já as meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente, para evitar sequelas ou morte.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9274-5503