Em reconhecimento à profissão no Estado e ao dia nacional do biólogo comemorado nesta terça-feira (03), a deputada estadual, Valderez Castelo Branco (Progressistas), participou de Sessão Solene na Assembleia Legislativa (AL), ocasião em que também foram homenageados os biólogos Júlio César Ibiapina Neres, Kellen Lagares Ferreira da Silva e Pedro Heber Estevam Ribeiro.
- Publicidades -
A deputada afirmou que a profissão deve ser valorizada e que é de fundamental importância para o desenvolvimento do conhecimento científico na área de análises clínicas, meio ambiente, saúde, agricultura, educação, entre tantas outras áreas. “Sua atuação multi e interdisciplinar, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, mostra como o profissional da biologia está preparado para a contínua mudança do mundo produtivo. Consagrando o que está descrito no Código de Ética, que prevê o respeito à vida, em todas as suas formas e manifestações”, declarou.
A profissão de biólogo foi regulamentada no Brasil em 3 de setembro de 1979, quando foi sancionada a lei 6.684, data a partir da qual os conselhos profissionais intensificaram suas ações com o objetivo de defender e disciplinar o exercício profissional, além de ampliar a visibilidade do biólogo junto à sociedade, como profissional das ciências biológicas nos mais variados campos, entre eles, em análises clínicas, meio ambiente, saúde, agricultura e educação.
Composição da mesa
Fizeram parte da mesa de honra a deputada estadual, Cláudia Lelis, autora do requerimento para a realização da Sessão Solene; a Vice-presidente do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região, Arlete Vieira; a Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Meire Carreira; o Vice-presidente do Naturatins, Rafael Rox Felipe; a superintendente substituta do Ministério da Saúde, Marlene Rodrigues; o Presidente da Associação Tocantinense de Biólogos, Marcelo da Gama Grizon; e os homenageados, Kellen Lagares Ferreira da Silva, Júlio César Ibiapina e Pedro Heber Estevam Ribeiro.