30 de abril de 2024 10:32

Política em Foco

No dia da Mulher, deputada Vanda apresenta lei que garante licença remunerada para servidoras com dores incapacitantes no período menstrual

Publicado em

No dia da Mulher, deputada Vanda apresenta lei que garante licença remunerada para servidoras com dores incapacitantes no período menstrual

No Dia Internacional da Mulher, a deputada estadual Vanda Monteiro (UB) apresentou na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que garante as servidoras públicas licença remunerada de até três dias úteis durante o período menstrual.

A lei é específica para as mulheres que apresentam dores extremas e que possuam laudo médico. De acordo a Federação Brasileira de Obstetrícia , cerca de 15% do público feminino apresenta um quadro severo de dores, sangramentos, desconforto mental provocado por ansiedade e até mesmo vergonha. Além da dor intensa, há mulheres que enfrentam fraqueza, vômitos, suores, tontura e até desmaios.

Para Vanda Monteiro, a meta é garantir que essa servidoras possam procurar, sem prejuízo ao salário, acompanhamento médico, evitando também constrangimentos no ambiente de trabalho e estarão asseguradas por lei, mediante a apresentação do laudo médico”, explicou a deputada.

Leia Também:   Laudecy homenageia contatores e sugere criação de frente parlamentar

A lei segue em tramitação na Casa. Países como a Espanha, Japão, Indonésia, Coreia do Sul e Zâmbia já estão com leis semelhantes em vigor.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana