16 de maio de 2024 18:17

Política em Foco

Na tribuna, Vereadora Professora Iolanda Castro defende equiparação salarial para os profissionais da saúde de Palmas: ”A causa é um ato de sensibilidade, justiça e reconhecimento”

Publicado em

Na tribuna, Vereadora Professora Iolanda Castro defende equiparação salarial para os profissionais da saúde de Palmas: ''A causa é um ato de sensibilidade, justiça e reconhecimento''

Buscando melhorias e a valorização para os profissionais área da saúde, do município de Palmas, a Vereadora Professora Iolanda Castro (PTB), usou a tribuna da Câmara de Palmas, nesta quarta-feira, 25, durante Audiência Pública que apresentou o Relatório de Prestação de Contas do 1º quadrimestre de 2022, sobre as Ações e os Serviços de Saúde da Gestão dos Programas do Sistema Único de Saúde (SUS), do município, para cobrar do Poder Executivo a equiparação salarial para os servidores do quadro da saúde da Capital.

No uso da palavra, a parlamentar agradeceu à Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, visto que, após várias solicitações da vereadora, a secretaria apresentou o quantitativo das ações dos profissionais farmacêuticos no quadrimestre pela primeira vez. ”Os dados comprovaram a relevância e imperiosa necessidade da atuação destes profissionais, essenciais à saúde”, disse a parlamentar.

A professora ainda destacou: ”Foram mais de 5 milhões de dispensações de medicamentos entregues à população de Palmas, mais de 176 mil usuários atendidos, e quem está diante deste atendimentos são os profissionais farmacêuticos. Como falo, “não há medicamento sem farmacêutico” e para que a saúde, como instituição, seja integral é imprescindível a atuação deste profissional”.

Equiparação salarial

Iolanda Castro também cobra equiparação salarial para os profissionais do quadro da saúde da Capital. Segundo a vereadora, os servidores estão com seus vencimentos defasados em relação ao quadro geral do município.

”O profissional que é da saúde e que está no quadro geral, ganha a mais 37.73% quando comparado com os profissionais da saúde, que são da área da saúde. A causa da equiparação salarial é um ato de sensibilidade, justiça e reconhecimento aos profissionais que estão na frente, no combate aos desafios de saúde que assolam o nosso povo, como pode ser ilustrado, estes profissionais foram e são atuantes no cenário de pandemia/COVID que ainda tira o sossego de todos nós. ”, disse a parlamentar.

Finalizando, a vereadora ressaltou: ”Eu sou farmacêutica, tenho muitos amigos e conhecidos farmacêuticos que clamam essa questão, bem como fisioterapeutas, enfermeiros biomédicos, psicólogos e demais profissionais da saúde. Abraçar a causa da equiparação é além do profissional, é causa de humanidade e justiça.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana