O vereador Joatan de Jesus (Cidadania) usou a tribuna para questionar a situação envolvendo a empresa Cantão e o município de Palmas, durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (3) na Câmara Municipal.
- Publicidades -
”Por que a empresa não coloca em dia o pagamento desses vigilantes que estão arriscando suas vidas diariamente? Só pode estar havendo conchavo entre o dono e o Poder Executivo”, destacou
A Cantão conta com cerca de 220 funcionários e tem contrato com a Prefeitura da Capital para prestar serviços de segurança nos órgãos públicos.
Muitos servidores têm reclamado e as queixas incluem o não pagamento de salários e do vale-alimentação. Além de nenhum depósito no FGTS e no INSS, mesmo os valores sendo descontados todo mês.
Reclamações recorrentes
As reclamações são recorrentes, em uma das reuniões na Casa de Leis o presidente do Sintvisto, Zinaldo Lopes, destacou que a empresa deveria efetuar o pagamento dos vigilantes até o 5º dia útil de cada mês, mas não vem cumprindo os prazos.
“A Cantão tem uma prática recorrente de atrasar os salários. O sindicato já ajuizou várias ações contra a empresa, mas, infelizmente, a Justiça é lenta e ainda não obtivemos retorno favorável para os trabalhadores. Por isso, viemos pedir apoio da Câmara para ver o que pode ser feito para que esses pais de família não sejam prejudicados”, ressaltou Lopes.
Ainda de acordo com ele, os prestadores de serviços que cobraram seus direitos sofreram retaliações, foram demitidos e ainda não receberam seus direitos trabalhistas.