28 de abril de 2024 12:33

Política em Foco

Mudanças! Saiba como ficou o rito de impeachment do Carlesse após a AL fazer alterações no processo

Publicado em

Mudanças! Saiba como ficou o rito de impeachment do Carlesse após a AL fazer alterações no processo

O rito do impeachment do governador Mauro Carlesee (PSL) sofreu algumas mudanças na noite desta quinta-feira (7). Foi publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Tocantins algumas alterações no formato de votação no plenário, que deixou de ser secreta para ser nominal. Uma edição suplementar do Diário também trouxe a íntegra da denúncia.

O documento também determina uma série de prazos. A comissão especial, que foi formada na noite de terça-feira com cinco deputados indicados pelos blocos partidários, tem 48 horas para se reunir e eleger o presidente e o relator do processo. O presidente comanda os trabalhos do grupo e o relator escreve um parecer pela continuidade ou não do processo enquanto os trabalhos são realizados.

Leia Também:   AGORA: Wanderlei Barbosa anuncia que lei com proibição de cobrança antecipada do IPVA em transferências de veículos passa a valer a partir desta quarta-feira, 24

Assim que for notificado da abertura do processo, Carlesse terá 15 dias para, se assim desejar, prestar informações. Esse prazo, assim como os demais, é contínuo e segue valendo em fins de semana e feriados. Em nota, o governador afastado disse que considera o processo apressado e impensado.

O calendário de trabalho da comissão especial ficou a critério dos próprios integrantes da comissão. Não há prazo definido porque o grupo terá autonomia para determinar as diligências que julgar necessárias. Após o fim do calendário, serão mais 10 dias para que os deputados da comissão decidam se o caso deve ir ao plenário ou ser arquivado.

Depois disso até cinco deputados poderão se manifestar, um representando cada bloco partidário. Eles terão 10 minutos cada para fazer os discursos e o relator poderá responder um a um deles, se achar necessário. Só depois disso é que haverá a votação, que será nominal.

Se o resultado for novamente pelo prosseguimento do processo, será criado um tribunal especial. Serão cinco integrantes da Assembleia Legislativa e cinco do Tribunal de Justiça, que irão julgar o governador. Será este tribunal que irá decidir sobre a perda definitiva do mandato e os direitos políticos.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana