José Edmar Brito Miranda, pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB), morreu na tarde deste sábado, 25, no estado de São Paulo. Brito enfrentava problemas de saúde, ele foi internado nos últimos dias em um hospital de Palmas e posteriormente transferido para fazer tratamento em uma unidade no estado de São Paulo.
- Publicidades -
Biografia
Filho de Leôncio Miranda e Anaides Brito Miranda. Formado em Direito na Universidade Federal de Goiás especializou-se em Direito Agrário e foi promotor de justiça. Por conta de sua especialização profissional presidiu o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado de Goiás (IDAGO) e foi chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura do estado de Goiás.
Sua estreia política aconteceu no PSD elegendo-se deputado estadual por Goiás em 1962[2] e após a outorga do bipartidarismo pelo Regime Militar de 1964 migrou para o MDB e foi reeleito em 1966. Afastado da política após o fim do mandato, foi reeleito pelo PMDB em 1982 e 1986.[2] Disputou sua última eleição em 1988 como candidato a vice-governador do Tocantins na chapa do PMDB liderada por José Freire, mas foram derrotados por Siqueira Campos e seu candidato a vice, Darci Coelho.
Pai de Marcelo de Carvalho Miranda, eleito governador do Tocantins em 2002, 2006 e 2014.