Em Sessão Ordinária desta terça, 23, a vereadora Laudecy Coimbra relatou a dificuldade enfrentada por mulheres que buscam a prevenção de câncer do colo do útero na saúde pública da Capital. A Parlamentar que é voluntária na Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer e desempenha trabalhos na área foi procurada por mulheres que pediram ajuda para a realização do exame. Laudecy classificou como “uma realidade difícil de constatar e muito grave”, destacando que queria entender como o município que vem gastando quase 22% da receita em saúde, como já foi dito, permite tal acontecimento.
- Publicidades -
“Quem é mulher sabe a dificuldade que é, o desconforto. É até humilhante a realização da coleta de material para a realização de exame de prevenção de câncer do colo do útero. Nós sabemos também do número crescente de mulheres que são acometidas de todas as idades com esse câncer. E é um câncer que nós também sabemos que se descoberto em tempo hábil ele tem mais de 90% de chance de ser tratado. E as mulheres que procuraram a unidade de saúde, fizeram essa coleta e tiveram o material descartado por falta de laboratório para realizar os exames. E uma outra situação também, mulheres que realizaram o exame no mês de outubro, são 7 meses, até hoje não receberam o resultado dos exames. Isso é inadmissível. Porque isso é o básico do básico. É o B-A Ba da saúde. A prevenção. Todo mundo sabe a importância de se prevenir e as nossas mulheres do município de Palmas estão morrendo por falta de atenção e agora eu quero saber de quem vai ser a culpa, porque atenção básica é obrigação do município de Palmas”, destacou.
Laudecy ressaltou que em sete meses um câncer pode avançar para uma fase que não consegue mais ser tratado e que mulheres novas padecem por irresponsabilidade e incompetência da gestão da saúde de Palmas. “Aí eu pergunto, o investimento aumentou, mas tá indo pra onde o dinheiro? Como é que falta um serviço básico desse?”, frisou. A Parlamentar noticiou que a Liga de Prevenção e Combate ao Câncer irá realizar no dia 16 de junho mutirões de exames, em parceria com o ITOP, para atender essas mulheres que estão desassistidas pelo poder público.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9274-5503