27 de abril de 2024 04:52

Política em Foco

Janad Valcari solicita reserva de vagas nas universidades estaduais para estudantes de escolas públicas

Publicado em

Janad Valcari solicita reserva de vagas nas universidades estaduais para estudantes de escolas públicas

A Deputada estadual Professora Janad Valcari (PL), apresentou, na Assembleia Legislativa do Tocantins, um requerimento acompanhado de um anteprojeto de lei, com o objetivo de solicitar ao Governo do Estado, a instituição de um sistema especial de reserva de vagas para estudantes egressos de escolas públicas nas instituições estaduais de educação superior. Segundo a proposta, as instituições públicas estaduais de educação superior, profissional e tecnológica reservarão, em cada concurso de seleção, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas, para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

A justificativa para a proposta baseia-se na importância de se promover a inclusão educacional e reduzir desigualdades no acesso ao ensino superior. A Deputada sugere que o sistema de reserva de vagas siga diretrizes semelhantes às adotadas por outros programas de inclusão, tais como cotas sociais, ações afirmativas ou programas de acesso democrático. “A porcentagem de vagas a serem reservadas deve ser cuidadosamente avaliada, levando em consideração o contexto socioeconômico e educacional da região, bem como o princípio da proporcionalidade. Para isso, é recomendado realizar uma análise detalhada das estatísticas locais, a fim de determinar a proporção mais adequada de vagas a serem reservadas”. Afirmou Valcari.

Leia Também:   Vereador Márcio Reis vota favorável pela alteração da Lei que determina que pessoas com direito a meia-entrada em eventos de Palmas paguem apenas 25% no valor do ingresso

Além da definição da porcentagem de vagas, a parlamentar propõe a criação de critérios transparentes e objetivos para a seleção dos candidatos que se beneficiarão das vagas reservadas. Esses critérios podem abranger o desempenho acadêmico, a renda familiar, a raça/etnia, a situação socioeconômica, entre outros indicadores relevantes. É fundamental ressaltar que esses critérios devem ser estabelecidos de forma a garantir a justiça e acompanhar o sistema de reserva de vagas.

A proposta da Deputada estadual Professora Janad Valcari visa contribuir para a democratização do acesso à educação superior, possibilitando que estudantes egressos de escolas públicas tenham mais oportunidades de ingressar nessas instituições. O requerimento e o anteprojeto de lei foram apresentados como um passo importante em direção à criação de um ambiente educacional mais inclusivo e igualitário no Estado.

Leia Também:   Vereador Daniel Nascimento protocola requerimento para manutenção na quadra 409 Norte

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana