28 de março de 2024 11:50

Política em Foco

IMPEACHMENT CARLESSE: presidente da AL envia dois pedidos de exoneração do governador para análise jurídica

Publicado em

IMPEACHMENT CARLESSE: presidente da AL envia dois pedidos de exoneração do governador para análise jurídica

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antônio Andrade (PSL), determinou, neste segunda-feira (29), uma análise jurídica de dois pedidos de abertura de processo de impeachment contra o governador Mauro Carlesse (PSL). As solicitações foram feitas pelo deputado Júnior Geo (PROS) e pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe), Cleiton Lima Pinheiro.

Os documentos foram enviados para a Procuradoria-Geral da AL, que não tem prazo para apresentar um parecer.

A defesa de Mauro Carlesse manteve o mesmo posicionamento da semana passada e disse que ainda não vai comentar os pedidos de impeachment.

Nos documentos protocolados, as implicações se baseiam nas duas operações da Polícia Federal deflagradas no dia 20 de outubro que levaram ao afastamento do governador. No pedido de Júnior Geo, ele solicita a apuração de práticas de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Leia Também:   Vereador Rubens Uchôa parabeniza a deputada Janad Valcari pela emenda destinada à área da saúde de Palmas

Já no pedido feito por Cleiton, a denúncia foi por crime de responsabilidade, devido as condutas ilegais praticadas pelo governador.

Atualmente, o cargo de procurador-geral da AL é ocupado por Alcir Raineri Filho, que é procurador de Justiça aposentado. O deputado Antônio Andrade nunca falou publicamente sobre o tema e ainda não sinalizou se tem ou não a intenção de acolher os pedidos.

Investigação

Mauro Carlesse foi afastado do governo pelo prazo de seis meses pelo Superior Tribunal de Justiça. Ele está sendo investigado por um suposto esquema de propina e também por intervenção política em investigações policiais. Ele falou sobre estas acusações dois dias após o afastamento e negou ter cometido qualquer irregularidade. A defesa dele ainda trabalha para apresentar recursos nos processos.

Leia Também:   Vereador Pedro Cardoso filia-se ao Republicanos e lança oficialmente sua pré-candidatura à reeleição

Atualmente, o comando do Poder Executivo é exercido pelo vice-governador, Wanderlei Barbosa (Sem partido), que rompeu a relação com Carlesse.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana