27 de abril de 2024 12:55

Política em Foco

Impeachment Carlesse: Comissão rejeita requerimentos e presidente diz que cronograma só será criado quando o governador for encontrado

Publicado em

Impeachment Carlesse: Comissão rejeita requerimentos e presidente diz que cronograma só será criado quando o governador for encontrado

Na tarde desta terça-feira (14), a comissão especial responsável por conduzir o impeachment do governador afastado Mauro Carlesse (PSL) se reuniu para discutir as primeiras medidas do processo. O presidente da comissão, Elenil da Penha (MDB) disse que o cronograma, com as datas das reuniões ordinárias, só será criado “a partir do momento em que o governador Carlesse for encontrado”.

Elenil da Penha disse ainda que a AL deverá fazer duas tentativas de localizar o governador e se não tiver sucesso poderá acionar a Polícia Federal para descobrir onde Carlesse está. Ele vem sendo procurado pelo parlamento para ser notificado há uma semana.

“Nós vamos tentar encontrá-lo mais umas duas vezes. Se nós não encontrarmos, nós vamos comunicar à Polícia Federal para que nos ajude a encontrá-lo. Pelo menos é a sugestão que a assessoria jurídica tem colocado. Porque eles devem saber, o judiciário também deve saber onde ele está. Então nós vamos tentar nesta direção” 

O tema causou polêmica, já que os deputados Zé Roberto (PT) e Eduardo do Dertins (Cidadania) entenderam que esta providência não poderia ser tomada nesta fase do processo. O entendimento dos dois é de que este pedido só poderia ser feito em uma comissão mista com integrantes dos poderes Judiciário e Legislativo, que só será formada caso o processo avance no plenário. Olyntho Neto discordou e afirmou que a rejeição dos pedidos poderia atrasar os trabalhos no futuro.

O processo

 

Uma delas é para a apuração de um suposto esquema de propinas relacionado ao plano de saúde dos servidores públicos, na época chamado de PlanSaúde. A segunda operação investiga suposta interferência do governador em investigações da Polícia Civil que poderiam prejudicar aliados e o próprio governo.

Os pedidos foram aceitos há uma semana, mas Carlesse ainda não foi encontrado para ser notificado. Pelo regimento do processo, esta notificação precisa ser feita pessoalmente e os trabalhos só podem ter andamento após isso ocorrer.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana