26 de abril de 2024 12:12

Política em Foco

Impeachment Carlesse: advogados do governador pedem suspensão do processo por dúvida sobre o prazo para defesa

Publicado em

Impeachment Carlesse: advogados do governador pedem suspensão do processo por dúvida sobre o prazo para defesa

O processo de impeachment do governador afastado Mauro Carlesse (PSL) pode ser suspenso na Assembleia Legislativa, devido a um pedido feito pela defesa do político. Segundo a equipe de advogados, o prazo para apresentação da defesa não está adequado.

Carlesse não chegou a ser encontrado pela comissão e a notificação dele foi feita, no dia 27 de dezembro, por meio de terceiros em um procedimento chamado de citação por hora certa.

A partir da citação o governador afastado teria um prazo de 15 dias para apresentar defesa no processo de impeachment. O último dia para manifestação seria nesta terça-feira (11).

“Esse requerimento é para que a Assembleia nos responda se esse prazo da contestação está valendo ou não, em razão da suspensão dos próprios trabalhos da Assembleia e também da suspensão dos prazos processuais”, explicou.

O recesso da Assembleia Legislativa começou oficialmente no dia 1º de janeiro. Neste período não ocorrerão sessões nos plenários, reuniões nas comissões ou demais eventos legislativos. No entanto, a AL afirmou que “continuará em atividade — mas sem votações”. As sessões ordinárias só devem ser retomadas no dia 1º de fevereiro de 2022.

Ainda segundo o deputado, a defesa requereu a suspensão do processo de impeachment, mas deixou de apresentar qualquer resposta ou manifestação em face da acusação.

“Em relação à petição apresentada pelo governador afastado, a Comissão Especial, através do seu relator, apresentará a resposta nos próximos dias”, afirmou o presidente em nota.

Quais as acusações?

 

O pedido de impeachment é baseado nos inquéritos que levaram ao afastamento do governador pelo Superior Tribunal de Justiça. Carlesse é considerado suspeito em duas operações da Polícia Federal que ocorreram simultaneamente.

No dia em que o processo teve início, a defesa de Carlesse emitiu nota dizendo que a abertura era um ato apressado e impensado.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana